Interior
Penedo sedia, durante o Circuito de Cinema, encontro do Fórum Nacional de Festivais
Encontro também vai abordar o novo edital Rouanet Festivais Audiovisuais
O Fórum dos Festivais, entidade que representa 83 eventos audiovisuais em todo o Brasil, estará presente durante a 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema. A iniciativa chega à cidade trazendo uma série de discussões a respeito do audiovisual brasileiro. Na pauta, a ampliação de investimentos no segmento de mostras e festivais, incluindo o novo edital Rouanet Festivais Audiovisuais, com investimento de R$ 17 milhões, que pretende incentivar pelo menos 30 projetos culturais. Além de outros temas importantes para o segmento.
A programação inclui mesas mediadas sobre temas relacionados ao setor que, segundo dados da entidade, em 2024, alcançou um público que ultrapassa 7 milhões espectadores em suas mostras e festivais, o que reforça o importante reconhecimento das obras audiovisuais, dos profissionais e da própria indústria.
“O Fórum entende e defende que os festivais são janelas estratégicas para a promoção e distribuição de obras inéditas no circuito exibidor, refletindo um setor importante como espaço de geração de negócios e lançamentos, tanto para produções com maior apelo comercial quanto para aquelas voltadas a públicos mais segmentados”, explica Josiane Osório, presidenta do Fórum dos Festivais.
Eventos desse segmento representam uma significativa movimentação econômica dentro da chamada economia criativa. “Outro grande resultado é a formação de público, além da multiplicação de janelas de circulação para o cinema brasileiro, a distribuição e oferta de conteúdos de alto valor cultural à sociedade, o incentivo ao turismo e o fortalecimento da identidade nacional”, reforça a presidenta, ao destacar o papel do Fórum na busca por ampliar os investimentos no setor, consolidando-os por meio de políticas públicas contínuas.
Josiane ressalta ainda o networking, uma das bandeiras do encontro, que ocorrerá paralelamente ao Circuito Penedo de Cinema. Segundo ela, a iniciativa aproxima o mercado brasileiro, gera coproduções regionais e internacionais e estimula diferentes modelos de parcerias e apoios de empresas do setor, especialmente porque diversos profissionais da área estarão presentes.
“O encontro do Fórum Nacional de Festivais também fomenta debates sobre temas e soluções conjuntas, reflexões sobre os filmes exibidos, apoio à formação de produtores, promoção de distribuidores, programadores e curadores, além do incentivo à criação de novos formatos estéticos e de conteúdo em filmes, games e projetos multimídia. Esses são, inclusive, alguns dos planos de ação e articulação conjunta do Fórum dos Festivais”, finaliza a presidenta do Fórum dos Festivais.
Edital Rouanet Festivais
No mês de outubro, o Ministério da Cultura anunciou o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, com investimento de R$ 17 milhões, recursos que poderão ser captados por meio da Lei Rouanet. A iniciativa tem como foco fomentar festivais de cinema e audiovisual em todo o país, fortalecendo o circuito de mostras e eventos que promovem o acesso à cultura e à diversidade de narrativas brasileiras. A proposta é incentivar, no mínimo, 30 festivais em diferentes regiões do Brasil. A iniciativa do Governo Federal também será tema de discussões durante o Circuito Penedo de Cinema.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
5Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil




