Interior
Aumenta número de cidades alagoanas com situação de emergência devido à estiagem
Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas e Pariconha por causa da estiagem
Os municípios de Craíbas e Pariconha, no Sertão de Alagoas, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, conforme portaria publicada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.
Com o reconhecimento, as duas cidades passam a integrar a lista de municípios alagoanos afetados pela estiagem prolongada, ao lado de Santana do Ipanema, que foi a primeira a ter o status reconhecido em 13 de outubro de 2025.
De acordo com o MIDR, os municípios agora poderão solicitar recursos federais para ações emergenciais de defesa civil, como a distribuição de água potável, compra de cestas básicas, aquisição de kits de higiene e limpeza, e apoio logístico para equipes que atuam no atendimento às famílias atingidas.
O que é a estiagem?
A estiagem é um período prolongado de redução das chuvas, que compromete o abastecimento de água, a produção agrícola e o sustento das famílias rurais, especialmente aquelas que dependem da agricultura de subsistência e da pecuária.
Além de Alagoas, o reconhecimento da situação de emergência também foi concedido a municípios da Bahia, Goiás, Pará, Paraíba e Piauí, atingidos por seca, vendavais, enxurradas e outros desastres naturais.
Segundo o ministério, os pedidos de apoio financeiro devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise técnica da Defesa Civil Nacional, é publicada uma portaria definindo o valor a ser liberado para cada cidade.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos on-line gratuitos para capacitar agentes municipais e estaduais na gestão de situações de emergência e no uso do sistema S2iD, fortalecendo a resposta a desastres em todo o país.
Mais lidas
-
1Vem por aí!
Carminha virou santa? TV Globo revela história de Avenida Brasil 2
-
2Planos de governo
Esporte: conheça as propostas de Flávio Bolsonaro e Lula para a área
-
3O retorno de um ícone do horror
Quem é o pai de Jason Voorhees? Elias Wittering muda a origem do assassino em Crystal Lake
-
4Viagem promocional
Governo de Alagoas promove famtour com agentes de viagens do Leste Europeu no Sertão alagoano
-
5Até 25 de outubro
BRK está com vagas abertas para diferentes áreas na Região Metropolitana de Maceió




