Interior

Festival Sesi de Arte e Cultura fortalece cultura e educação em Craíbas

Evento no Sesi TEC reúne estudantes e comunidade, promovendo criatividade, cultura e reconhecimento no ranking educacional do estado

Por Comunicação Sistema Fiea 30/09/2025 18h43
Festival Sesi de Arte e Cultura fortalece cultura e educação em Craíbas
Festival Sesi de Arte e Cultura em Craíbas - Foto: Comunicação Sistema Fiea

A terceira edição do Festival Sesi de Arte e Cultura, realizada nesta terça-feira (30) no Sesi TEC, no município de Craíbas, uniu professores, alunos das escolas municipais Barros Paes, Padre José Thelsen, Nossa Senhora da Conceição e a comunidade pela valorização da educação e da cultura local. Com o tema “Viva Alagoas! Vozes e vivências: A cultura que nos move”, o evento destacou a diversidade artística do estado e ofereceu aos estudantes um espaço de expressão criativa e reflexão sobre a identidade alagoana.

O festival é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Craíbas, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Mineração Vale Verde (MVV), e integra o Programa Sesi de Gestão Escolar (PSGE), ao qual o município aderiu. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão escolar e ainda contribui para melhorar a qualidade da educação, promovendo práticas que impactam diretamente no aprendizado dos estudantes.

O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, ressaltou os resultados da parceria com o Sesi. “O crescimento dos nossos alunos e professores é visível, e quero aqui agradecer tanto ao Sesi, como também à Mineração Vale Verde por estarem nos proporcionando esse crescimento no nosso município. Essa semana, ganhamos um prêmio na educação em Alagoas; o município de Craíbas foi o que mais cresceu em todo o estado. Saímos da posição 101 entre 102 municípios e hoje estamos entre os 20 melhores. O aprendizado de Craíbas saiu de quase zero para 73%. O Sesi e a mineradora têm sido fundamentais nessa transformação”, lembrou.

Durante o festival, estudantes das escolas municipais realizaram apresentações nas categorias Cordel e Música, explorando diferentes linguagens artísticas e promovendo a criatividade. Na categoria Cordel, venceu a equipe Filé Cultural, enquanto na categoria Música o prêmio foi para o trabalho “Alagoas, te adoro”. Para incentivar o engajamento, os professores orientadores das equipes campeãs receberam um notebook, e cada aluno premiado ganhou um tablet.

Para a professora Jaiane Beatriz, orientadora do Filé Cultural, o festival vai além da competição. “Essa atividade trabalha a criatividade dos estudantes e também a produção deles, tanto visual quanto em outras linguagens artísticas. O roteiro dos cordéis é escrito por todos os estudantes, transformando a vida deles, tanto socialmente quanto artisticamente. Investir em práticas culturais como esta é essencial para o desenvolvimento dos alunos”, ressaltou.

A gerente da Unidade Integrada Sesi Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros, destacou a importância da parceria e do impacto na educação. “Estou muito feliz em participar do 3º Festival Sesi de Arte e Cultura e ver a alegria do município. Hoje, essas equipes abrilhantaram o evento, e com certeza, em breve, teremos também cursos de qualificação profissional do Senai nesse lindo espaço do Sesi. Transformamos vidas, não só em Craíbas, mas em Alagoas e no Brasil”, afirmou.

O Festival Sesi de Arte e Cultura “Viva Alagoas! Vozes e Vivências” é um espaço que valoriza a memória cultural, promove o encontro entre gerações e fortalece a educação por meio da criatividade, da expressão e do engajamento da comunidade. “A MVV quer ser mais que uma mera vizinha aqui na região; quer ser fomentadora do desenvolvimento local, sobretudo, no contexto educacional - não à toa, investimos em Craíbas com o Programa STEM e o Programa Sesi de Gestão Escolar. Para a nossa empresa, estar em um evento desse porte é relevante devido ao legado que estamos proporcionando ao lado de parceiros sérios, como a Prefeitura e o Sistema S”, observou o diretor técnico da MVV, Breno Martins.

Ele falou ainda sobre o impacto desta ação para o futuro. “Esses jovens, com certeza, terão futuros brilhantes se seguirem com esse real interesse em arte, cultura, educação, criatividade e em suas potencialidades a serem exploradas, tornando-se profissionais competentes e responsáveis. Eles são o futuro! A MVV fica muito contente em participar de movimentos como este”, concluiu.