Interior

Arapiraca: primeira etapa do VLT é iniciada e obra termina em 2026

Homens e máquinas começaram serviços para obra de transporte coletivo e de mobilidade urbana no Agreste alagoano

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 27/08/2025 08h20 - Atualizado em 27/08/2025 08h22
Arapiraca: primeira etapa do VLT é iniciada e obra termina em 2026
Trecho do Veículo Leve sobre Trilhos iniciado terá extensão de 3,5 quilômetros, de percurso de 9 quilômetros na área urbana de Arapiraca - Foto: Davi Salsa

Lançada oficialmente em julho deste ano, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e o presidente da Transnordestina Logística, Tuffi Daher Filho, a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avança em Arapiraca.

Homens e máquinas já iniciaram a primeira etapa da obra de transporte coletivo e mobilidade urbana na segunda maior cidade de Alagoas, contemplando a população com mais de 240 mil habitantes, atualmente.

As equipes da Transnordestina Logística começaram os serviços da estrutura e superestrutura da linha férrea no trecho entre viaduto no bairro Santa Edwiges e o Assaí, no bairro Planalto.

O trecho iniciado terá uma extensão de 3,5 quilômetros, de um percurso de 9km na área urbana de Arapiraca.

O VLT de Arapiraca é uma obra no valor de R$ 200 milhões e terá um percurso total de 14 quilômetros, sendo 9 quilômetros em linha já existente e mais 5 quilômetros de implantação de uma nova malha.

A previsão é de que os serviços avancem para outros bairros nos próximos meses, com a limpeza de toda a área da antiga rede ferroviária onde ainda não passou a Ciclovia do Trabalhador, que já está com mais de 3 quilômetros de obras já executadas pela prefeitura e entregues aos moradores.

A implantação do VLT com a Ciclovia do Trabalhador faz parte da maior obra de mobilidade urbana da história de Arapiraca.

Os serviços da primeira etapa incluem a limpeza de toda área do entorno da linha férrea, entre o viaduto e o bairro Planalto, com a troca e colocação de novos dormentes.

A estimativa da Transnordestina Logística e do Ministério dos Transportes é de que a nova estrutura da linha férrea esteja pronta até o início de 2026.

Em seguida, o cronograma da Transnordestina Logística prevê a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros e depois a chegada dos vagões do VLT para o início dos testes dos veículos nos meses seguintes.

O VLT de Arapiraca terá capacidade de transportar até 610 passageiros por viagem e velocidade máxima de 20 km/h, no percurso de 14 km, do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Planalto, até o bairro João Paulo II, passando por 16 bairros da cidade.