Interior

Galeria cede no Largo de Fátima, em Penedo, e trânsito é parcialmente interditado

Trecho na parte alta da cidade tem previsão de liberação até sexta-feira (15)

Por Secom PMP 12/08/2025 00h05 - Atualizado em 12/08/2025 00h50
Galeria cede no Largo de Fátima, em Penedo, e trânsito é parcialmente interditado
Galeria cedeu no Largo de Fátima - Foto: Roberto Miranda / Secom PMP

Na manhã desta segunda-feira (11), um trecho do Largo de Fátima, sentido parte alta da cidade, precisou ser parcialmente interditado para o trânsito pela SMTT.

O motivo foi o rompimento de uma galeria de águas pluviais ocorrido durante o final de semana, no trecho que cruza a Praça São Judas Tadeu.

Técnicos da Prefeitura de Penedo já estão no local realizando os reparos e a previsão é que a via seja liberada até sexta-feira (15), conforme prevê o secretário Municipal de Serviços Públicos, engenheiro Ivo Costa. Ele esteve no local para acompanhar os trabalhos.

“Durante o final de semana, surgiu um buraco neste ponto. Aqui passa uma galeria de águas pluviais que recebe muita água da chuva vinda da parte alta da cidade. Em um determinado trecho, no encontro das placas de concreto, houve um deslocamento, uma se separou da outra. Com isso, a água deixou de percorrer o seu trajeto normal e passou a infiltrar no solo, provocando o afundamento ao redor”, explicou Ivo sobre a gravidade do problema.

Devido à profundidade da galeria e à complexidade do serviço, que envolve compactação do solo, concretagem e outros procedimentos, a previsão é que o tráfego de veículos seja liberado até o próximo final de semana.

A galeria que corta a Praça São Judas Tadeu recebe um grande volume de águas pluviais, sendo responsável por escoar a água das chuvas de toda a região, incluindo as Avenidas João Ramalho e Wanderley.

(Foto: Roberto Miranda / Secom PMP)