Interior
Câmara de Arapiraca aprova projeto que autoriza uso de escolas municipais para a realização de reuniões e ensaios de quadrilhas juninas

A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou, por unanimidade, nesta semana, o projeto de lei de autoria do Vereador Valsandy Veras que permite a utilização do espaço físico das escolas da rede municipal de ensino, bem como de outros espaços públicos municipais, para a realização de reuniões e ensaios de quadrilhas juninas, grupos culturais e desportivos.
O projeto, que agora segue para sanção do Poder Executivo, tem como objetivo fortalecer e valorizar as manifestações culturais locais, além de incentivar práticas esportivas e comunitárias, especialmente nos bairros e comunidades com acesso limitado a equipamentos públicos adequados.
Para o vereador Valsandy Veras, a iniciativa representa um avanço importante para a democratização dos espaços públicos e o fomento à cultura popular. “A cultura é viva e precisa de apoio. Muitos grupos juninos e projetos culturais enfrentam dificuldades por falta de local adequado para ensaiar ou se reunir. Com essa lei, garantimos que os espaços públicos possam ser compartilhados com responsabilidade e segurança, fortalecendo a identidade cultural do nosso povo”, destacou o parlamentar.
A proposta também estabelece critérios para o uso dos espaços, como o não comprometimento das atividades escolares, a preservação do patrimônio público e a necessidade de autorização prévia da administração municipal.
A aprovação do projeto foi comemorada por representantes de quadrilhas juninas, lideranças comunitárias e movimentos culturais da cidade, que enxergam na medida uma oportunidade concreta de manter vivas as tradições e integrar mais pessoas às atividades socioculturais.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5Falta de água
Abastecimento de água em Murici é afetado por falta de energia neste sábado (30)