Interior

Conselho da APA Marituba do Peixe retoma atividades com foco na atualização do plano de manejo

IMA conta com órgãos e comunidade para fortalecer gestão da Área de Proteção Ambiental

Por Ascom IMA 24/05/2025 15h28
Conselho da APA Marituba do Peixe retoma atividades com foco na atualização do plano de manejo
Reunião teve como um dos principais temas a necessidade de revisão do plano de manejo, em vigor desde 2006 - Foto: Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) coordenou a retomada das atividades do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe, que abrange partes dos municípios de Piaçabuçu, Feliz Deserto e Penedo. O encontro aconteceu na quinta-feira (22) e reuniu representantes do poder público, instituições acadêmicas, sociedade civil e moradores da região.

Sob a condução do gestor da APA, o engenheiro agrônomo Clayton Silva, a reunião teve como um dos principais temas a necessidade de revisão do plano de manejo, em vigor desde 2006.

Na ocasião, os participantes fizeram um mapeamento participativo e identificaram áreas críticas, como zonas de extrativismo e produção ilegal de carvão, além de regiões com relevância ecológica. “A atualização do plano é fundamental para uma gestão mais eficiente e alinhada com os desafios atuais”, destacou Clayton.

Representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o professor Kim Barão também esteve na reunião e ressaltou a importância da APA como espaço para pesquisa e ensino.

“A APA é uma região de laboratório natural para os estudos da instituição. Fazemos estudos sobre a sociobiodiversidade, que é a relação entre os humanos com a natureza, como nós a exploramos e podemos crescer junto com ela”, explicou Kim.

A parceria com os municípios também foi enfatizada. Para o secretário de Meio Ambiente de Piaçabuçu, Ariqueides Castro, a reativação do conselho representa um avanço para a região. “É fundamental que o conselho esteja mais presente, promovendo capacitações e ações diretas nas comunidades. Piaçabuçu continuará apoiando esse trabalho”, disse.

De maneira diversa, o Conselho Gestor da APA compreende ainda a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Ao representar o órgão, a bióloga Valdenira Chagas ressaltou a relevância do espaço como ferramenta de articulação coletiva.

“O conselho gestor é um espaço de diálogo, participativo, onde cada um coloca as suas opiniões sobre a unidade e as soluções para que essa unidade seja fortalecida e possamos desempenhar nosso papel de coordenar trabalhos e ações que ajudem na conservação e preservação dessa unidade”, afirmou.

Morador da APA e conselheiro há sete anos, Jhonatas Soares apontou que a revisão do plano de manejo é urgente. “As comunidades crescem e precisam de orientação clara sobre o que é permitido na área. Esse novo plano pode trazer políticas públicas importantes e fortalecer a consciência ambiental”, frisou Soares.

A APA Marituba do Peixe é marcada por áreas de várzea e abriga uma diversidade de ecossistemas, além de atividades sustentáveis promovidas por cooperativas locais. Com a retomada do conselho gestor, o IMA reforça a articulação de ações voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável na região.