Interior

MP se reúne com Secretaria Municipal de Educação e IPMA para discutir preservação da fauna e da flora

Por Assessoria 23/05/2025 16h40
MP se reúne com Secretaria Municipal de Educação e IPMA para discutir preservação da fauna e da flora
A promotora de Justiça Ilda Regina fala da necessidade de trabalhar esse assunto nas escolas públicas, principalmente em um município como Murici que possui grande área de Mata Atlântica - Foto: Assessoria

Proteger a fauna e a flora, conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de preservação do meio ambiente foram assuntos que respaldaram uma reunião provocada pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) com a Secretaria Municipal de Murici e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), nessa quinta-feira (22). O intuito é implantar o Projeto de Educação Ambiental nas escolas públicas.

A promotora de Justiça Ilda Regina fala da necessidade de trabalhar esse assunto nas escolas públicas, principalmente em um município como Murici que possui grande área de Mata Atlântica.

“Precisamos promover essa conscientização ambiental e na escola podemos formar grandes multiplicadores. O município dispõe de extensa vegetação, rica em biodiversidade, e a população tem que conhecer, valorizar e preservar esse ambiente preparando um futuro saudável para as futuras gerações. A reunião foi muito produtiva, acredito que demos um grande passo para o projeto, pelo qual serão colhidos grandes frutos”, enfatiza a promotora.

Como resultado do diálogo, ficou acertado que será feito um levantamento do número de escolas e de alunos para a confecção e distribuição de cartilhas a serem utilizadas pelos professores, durente as aulas, conscientizando as turmas sobre a preservação do meio ambiente.

Participaram da reunião, além da promotora Ilda Regina, o presidente do IPMA, Fernando Pinto; a secretária Municipal da Educação, Vânia Menezes Vasconcelo Moura; o professor Paulo Araújo; e a assessora da Educação, Hortência Maris de Fátima Lopes Melo.

Segundo o ICMBio, Murici possui uma Estação Ecológica criada em 2001com 6.131 hectares composta por Mata Atlântica; nela é encontrado o maior fragmento deste bioma ao norte do Rio São Francisco abrigando pelo menos 40 espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.