Interior

Banhista é atacado por peixe carnívoro em Pão de Açúcar

Por Tribuna Hoje com agências 03/05/2025 17h11
Banhista é atacado por peixe carnívoro em Pão de Açúcar
Pirambeba é um peixe carnívoro da família das piranhas - Foto: Reprodução

Um jovem de 28 anos foi atacado por uma pirambeba na tarde deste sábado (3), quando se banhava nas águas do Rio São Francisco em Pão de Açúcar, interior Alagoas.

Guarda-vidas doO Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas (CBM/AL) atenderam o rapas, que sofreu um corte no pé direito. Como o ferimento não foi grave, o jovem logo foi liberado e não precisou ser encaminhado a uma unidade de saúde.

A pirambeba é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas. É nativa do Brasil, encontrada na Bacia do São Francisco. Possui dentes triangulares extremamente afiados e mandíbula poderosa e focinho achatado, características que lhe permitem atacar e morder com notável poder.

Devido ao seu ataque agressivo e frenético às suas presas, é uma espécie temida, conhecida por ser um predador voraz e de apetite voraz.

Eles vivem em pequenos cardumes de até 20 indivíduos, embora não apresentem comportamento de caça em grupo.

Ocasionalmente, ele atacará a presa em um frenesi de alimentação em grupo, onde destruirá sua presa em segundos, aumentando a reputação da espécie. Esses ataques não são aleatórios e ocorrem apenas quando estão com fome, ataques a humanos ocorrem ocasionalmente, principalmente quando estão protegendo ninhadas.