Interior

Ex-namorado de Roberta Dias confessa ter sido o mentor do assassinato

Saullo disse que jovem estava grávida de um filho seu e gestação era rejeitada pela família

Por Tribuna Hoje com agências 24/04/2025 10h20
Ex-namorado de Roberta Dias confessa ter sido o mentor do assassinato
Roberta Dias, assassinada em abril de 2012 - Foto: Divulgação

Após 13 anos da morte brutal de Roberta Dias, de apenas 18 anos na época, a verdade começou a tomar forma no banco dos réus. No primeiro dia do júri popular, nessa quarta-feira (23), Saullo de Thasso Araújo dos Santos, ex-namorado da jovem, que hoje tem 30 anos, confessou ter sido o mentor do assassinato. Emocionado, ele admitiu: "Foi tudo ideia minha".

O julgamento de Saullo de Thasso, Mary Jane Araújo Santos (mãe dele) e Karlo Bruno Pereira Tavares, acusados da morte de Roberta Costa Dias. A previsão é que o júri popular termine apenas na sexta (25).

A 4ª Vara de Penedo iniciou, nesta quarta-feira (23), o

Saullo contou que, na época, com apenas 17 anos, decidiu tirar a vida da jovem, grávida de um filho seu, porque a gestação era rejeitada pela sua família. Ele garantiu que arquitetou tudo sozinho. Segundo o relato, o amigo Karlo Bruno Pereira Tavares, o "Bruninho", só teria descoberto que a mataria na hora em que foram buscar Roberta. Era tarde demais.

A jovem, que esperava ansiosamente por seu primeiro filho, foi morta de forma cruel, por asfixia. O caso ganhou contornos ainda mais dramáticos porque o crime envolveu o aborto do bebê que ela carregava, e seu corpo foi ocultado após o assassinato.

Saullo inocenta mãe


Durante o julgamento, Saullo também fez questão de inocentar a própria mãe, Mary Jane Araújo dos Santos, que é ré no processo. Disse que ela não sabia de nada sobre o que aconteceria naquele dia de abril de 2012.

Bruninho e Mary Jane respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado – motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima – além de aborto provocado por terceiro, ocultação de cadáver e corrupção de menores, já que o autor intelectual do crime era adolescente na época.

Roberta, descrita por amigos como doce e cheia de sonhos, foi arrancada do mundo de forma covarde. Sua morte marcou profundamente a cidade de Penedo, que volta agora a reviver esse capítulo sombrio com o julgamento dos acusados.

Como será o júri

O julgamento teve início com o sorteio dos jurados e os depoimentos das oito testemunhas de acusação. Nesta quinta-feira (24), será a vez das testemunhas de defesa, seguidas pelos interrogatórios de Mary Jane e Bruninho.

Na sexta-feira (25), acontecem os debates entre acusação e defesa, com previsão de nove horas de duração. O Tribunal do Júri espera concluir os trabalhos ainda no mesmo dia, em busca de justiça para Roberta e o filho que nunca nasceu.

O caso

O crime ocorreu em 2012. Roberta Dias desapareceu em Penedo depois de sair de casa para uma consulta médica.

As investigações apontaram que a jovem foi sequestrada e levada para um local deserto, onde foi asfixiada, vindo a óbito. Nove anos depois, a ossada de Roberta Dias foi encontrada.

Segundo os autos, Mary Jane, sogra da vítima, teria planejado o crime para impedir o nascimento do bebê. Ela teria contratado Karlo Bruno para executar a jovem.

Parte da execução teria contado ainda com o envolvimento de Saulo, filho de Mary Jane e namorado de Roberta na época.