Interior

Verde Alagoas doa mais de 200 livros à Biblioteca Municipal de Japaratinga

Iniciativa celebra o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Livro Infantil com doação de obras e manhã lúdica para estudantes da rede pública

Por Assessoria 24/04/2025 00h44
Verde Alagoas doa mais de 200 livros à Biblioteca Municipal de Japaratinga
Ação de incentivo à leitura aconteceu nesta quarta-feira (23) em Japaratinga - Foto: Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro (23/4) e ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/4), a Verde Alagoas promoveu, nesta quarta-feira (23), uma ação especial de incentivo à leitura. Cerca de 200 livros foram doados à Biblioteca Municipal de Japaratinga, contemplando crianças, jovens e adultos com obras literárias de diversos gêneros, incluindo títulos do consagrado escritor Monteiro Lobato, ícone da literatura infanto-juvenil brasileira.

A iniciativa fez parte do projeto Fonte do Saber, que durante o mês de abril mobilizou colaboradores da empresa para a arrecadação de livros. O ponto alto da ação aconteceu com uma manhã de atividades lúdicas para os alunos da Escola Municipal Odilon de Souza Franco, localizada no povoado Barreira do Boqueirão. As crianças participaram de contação de histórias, brincadeiras educativas e dinâmicas com foco em educação ambiental — tudo isso com o objetivo de despertar o prazer pela leitura e estimular a consciência ecológica desde cedo.

“Eu gostei muito de participar porque aprendi muitas coisas novas. Adorei a história da boneca Emília e do Dr. Caramujo. Aprendi sobre os livros e também a economizar água”, contou a pequena Clarissa Isaura, de 7 anos, uma das alunas participantes.

Para o presidente da Verde Alagoas, Alexandre Lopes, ações como essa são essenciais para transformar realidades. “A leitura é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Ao doar livros, principalmente os clássicos de Monteiro Lobato, queremos incentivar o despertar da imaginação e o gosto pela leitura desde cedo”, destacou.

A secretária de Educação de Japaratinga, Maria José Pereira, conhecida como Professora Zeza, também celebrou a parceria. “Em nome da Secretaria de Educação e da Escola Odilon Franco, agradeço à Verde Alagoas por esse dia tão rico em aprendizado e interação. A leitura desperta novos mundos em quem a pratica. Ver a empresa agregando esses valores à cultura e à educação é extremamente gratificante.”

Com esta ação, a Verde Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, integrando educação, cultura e meio ambiente em uma única iniciativa transformadora.