Interior

Uniprópolis e Ibama discutem substituição da criação de porcos por abelhas em Piaçabuçu

Por Assessoria 01/04/2025 11h35
Uniprópolis e Ibama discutem substituição da criação de porcos por abelhas em Piaçabuçu
Superintendente do Ibama propôs a realização de uma visita técnica às comunidades no próximo dia 10 de abril - Foto: Assessoria

A equipe da Uniprópolis se reuniu, no dia 13 de março, com o superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto Junior, para debater a possível substituição da criação de porcos na comunidade Potengy, em Piaçabuçu, pela criação de abelhas. O objetivo é promover uma alternativa sustentável e economicamente viável para os moradores da região.

Para viabilizar a mudança, será necessário um trabalho de conscientização e educação ambiental junto à comunidade, destacando os benefícios da apicultura, como a geração de renda e a preservação do meio ambiente. Além disso, serão ofertados cursos de capacitação para as famílias beneficiadas.

A iniciativa também será expandida para a comunidade Pixaim, no Pontal do Peba, Litoral Sul de Alagoas, onde há um plano para a produção de mudas de espécies nativas, como rabo-de-bugio, mangaba, orelha-de-onça e camboim. Essas plantas servirão como fonte de alimento para as abelhas e ajudarão a conter a movimentação de areia na região.

Como parte do planejamento, o superintendente do Ibama propôs a realização de uma visita técnica às comunidades no próximo dia 10 de abril, permitindo um diagnóstico mais detalhado das áreas e um diálogo direto com os moradores.

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 “𝐈𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐨𝐚𝐦𝐛𝐢𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐢𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐛𝐞𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐧𝐚 Á𝐫𝐞𝐚 𝐝𝐚 𝐃𝐞𝐧𝐨𝐦𝐢𝐧𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐎𝐫𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐠𝐮𝐞𝐳𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬”.

𝐓𝐞𝐫𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐧º 𝟗𝟓𝟑𝟑𝟕𝟐/𝟐𝟎𝟐𝟒, 𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭é𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚çã𝐨 𝐞 𝐝𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 (𝐌𝐃𝐑).