Interior

Moradores de Paulo Jacinto bloqueiam entrada da cidade na AL-210 por falta de água

Consumidores estão há mais de oito dias sem abastecimento; Na sexta-feira (17), um grupo já havia realizado um ato em frente a Verde Alagoas

Por Tribuna Hoje 23/01/2025 09h50 - Atualizado em 23/01/2025 11h23
Moradores de Paulo Jacinto bloqueiam entrada da cidade na AL-210 por falta de água
Moradores fazem protesto contra a falta de água em Paulo Jacinto, no interior de Alagoas - Foto: Cortesia

Moradores de Paulo Jacinto, no interior de Alagoas, estão neste momento realizando um protesto contra a falta de água na cidade. Imagens enviadas ao portal Tribuna Hoje mostram o trânsito começando a ficar parado em direção ao município.

Os manifestantes estão usando pneus e restos de madeiras para bloquear a entrada da cidade na AL-210 e cobrar por soluções emergências. O município segue sem abastecimento de água há mais de 10 dias. Na última sexta-feira (17), um grupo de moradores já tinham realizado um ato pacífico em frente à sede Verde Alagoas, empresa responsável pelo abastecimento, mas o local estava de portas fechadas.

Trecho da AL-210 na entrada da cidade foi bloqueado nos dois sentidos (Foto: Cortesia)



De acordo com os moradores, a empresa não tem empatia com os consumidores. “A situação ficou insustentável. Não temos água para nada e não temos como ficar comprando. Essa empresa está trazendo muitos transtornos. É inadmissível informar que a bomba quebrou e achar que a gente tem que se virar’’, reclamou uma consumidora.

“Não é possível que o poder público não olhe para a nossa situação. Queremos água porque pagamos por ela, não é um favor é um direito. A empresa informou que colocou carros-pipa para abastecer a cidade, mas não queremos medidas paliativas, queremos soluções plausíveis e eficazes para essa situação que já dura mais de oito dias. Além disso, estes carros-pipa não estão chegando em todas as ruas, só se forem fantasmas, pois eu mesmo não os vi’’, relata outra moradora.

Além disso, os moradores reclamam da água que chega em alguns momentos do dia. “As vezes e na madrugada chega água por alguns minutos, mas não há possibilidade de a gente armazenar, tanto pelo tempo que fica o abastecimento quanto pela qualidade da água que chega com uma coloração marrom e odor forte, com certeza impropria para o consumo. Temos que procurar o Ministério Público para nos ajudar, pois observo que a gestão municipal e grande parte dos vereadores não se pronunciou ou cobram ao favor do povo’’.

Em um dos vídeos, é possível ver o grupo de manifestantes interditando a via com pneus queimados na pista e gritando: "Queremos água!".


Na sexta-feira, a empresa disse que o abastecimento de água em Paulo Jacinto está em recuperação após oscilações de energia e conclusão da manutenção no sistema produtor da Casal.

“A Verde está disponibilizando caminhões pipa até a normalização total do abastecimento do município. A equipe segue monitorando e reforça que, em caso de dúvidas ou falta de água, a população pode ligar para 0800 941 0195’’.