Interior

Seagri entrega novas estufas agrícolas para fortalecer a fruticultura alagoana

Estratégia faz parte de uma das etapas do programa Planta Alagoas; expectativa é atender cerca de 7.500 famílias ao ano

Por Tatiane Bastos / Ascom Seagri 17/01/2025 19h56
Seagri entrega novas estufas agrícolas para fortalecer a fruticultura alagoana
Cada estrutura conta com 384m², equipada com sistema de irrigação - Foto: Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) segue realizando em municípios do interior do estado o programa Frutifica Alagoas, uma estratégia para o fortalecimento e ampliação da fruticultura local. As ações, que fazem parte de uma das etapas do programa Planta Alagoas, envolvem a instalação de quatro estufas agrícolas que irão auxiliar na logística para recebimento e distribuição de mudas, beneficiando cerca de 7.500 famílias de agricultores ao ano.

Dois equipamentos foram instalados nos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Satuba e Murici; outras duas estão no campus do Ifal em Maragogi e no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Rio Largo. O investimento é de R$ 318.636,00, através de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nós já estamos com duas estufas completamente prontas para serem entregues e também estamos no processo de aquisição das mudas frutíferas que serão doadas aos agricultores familiares. Essa etapa do Frutifica Alagoas é importante porque vai promover a diversificação de culturas e, claro, é uma estratégia para fortalecer a rota da fruticultura no nosso estado, com um investimento inicial de R$1,5 milhão”, afirmou a secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

Cada estrutura conta com 384m², equipada com sistema de irrigação. As estufas também irão ajudar na execução de treinamento de profissionais da área agrícola e alunos do Ifal, além de ser uma oportunidade de promoção de trabalhos de pesquisas para o desenvolvimento para o setor agrícola de Alagoas.

O programa Planta Alagoas já atua em parceria com o Ifal e a Ufal na execução de experimentos com as variedades de milho e feijão nos campus Arapiraca da Ufal e Satuba do Ifal distribuídas aos agricultores familiares.