Interior
Paulo Dantas entrega nova escola na comunidade indígena Karapotó, em São Sebastião
Governador assinou ainda a ordem de serviço para a construção de uma outra escola no povoado Karapotó-Plak-O e anuncia entrega, até o primeiro semestre de 2025, de 60 novos equipamentos na Educação
O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, inauguraram, nesta quinta-feira (2), uma nova escola que vai ampliar a oferta de vagas para a comunidade indígena Karapotó Terra Nova, no município de São Sebastião. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a nova unidade tem capacidade para 400 alunos e conta com cinco salas, além da quadra coberta com vestiário.
Paulo Dantas assinou também a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade no povoado Karapotó-Plak-O, que também contará com cinco salas e quadra coberta e capacidade para atender 400 estudantes.
A escola entregue à comunidade Karapotó foi a quinta construída dentro das ações do Escola do Coração. Ao menos 13 comunidades indígenas de Alagoas serão contempladas pelo programa. "O Escola do Coração é incrível, porque vai possibilitar que os nossos alunos estudem em tempo integral, se eles entenderem que esse é o melhor caminho. Quem tiver desejo de estudar em escola em tempo integral, vai ter uma escola adequada para passar mais tempo em sala de aula e ampliar os seus conhecimentos", afirmou o governador.
Segundo ele, se forem computadas as escolas que serão construídas com recursos próprios da Educação e também por meio dos convênios que estão sendo firmados entre a Seduc e os municípios alagoanos, o Governo do Estado vai ultrapassar a construção de mais de 60 escolas até o fim de sua gestão. "Ainda no primeiro semestre de 2025, vamos inaugurar 60 equipamentos na área da educação, sejam escolas, creches Cria ou os campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) que, em Arapiraca, está quase concluído", acrescentou Dantas, ao agradecer a parceria da Prefeitura de São Sebastião, que doou o terreno, e à Câmara dos Vereadores, que autorizou a doação.
O governador assegurou ainda que vai entregar todas as obras estruturantes pactuadas com a população em 2022. "Vamos entregar a duplicação de São Sebastião a Arapiraca, de Arapiraca a Palmeira dos Índios e de Arapiraca a Delmiro Gouveia, além de um trecho da duplicação da AL-101 Norte a caminho da Barra de Santo Antônio", adiantou.
"Fora o aeroporto de Maragogi, os outros aeroportos, todas as escolas, o Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca, e o Hospital do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, que está praticamente pronto. Já entregamos a UPA de Marechal e, ainda este mês, vamos entregar a UPA do Cururipe, que está pronta também. Hospital do Idoso, em Maceió, e a UPA de Rio Largo, a gente entrega até o final do ano", assegurou Paulo Dantas.
Demanda Antiga
A construção da escola do povoado Karapotó - Terra Nova atende a uma antiga demanda da comunidade. Até então, as crianças tinham que sair do seu povoado para estudar na zona urbana de São Sebastião. Agora, terão a sua própria escola e, além de não precisarem mais se deslocar, poderão vivenciar sua cultura e tradições dentro do ambiente escolar.
A cacique Rosigleide Silva (Nena) agradeceu ao governador Paulo Dantas por concretizar um sonho tão antigo da comunidade Karapotó. "O que nos representa hoje é a palavra gratidão por essa base que se foi construída há 20 anos e hoje se concretiza. Nosso muito obrigado ao ex-prefeito José Pacheco, por ter feito a doação desse terreno, e ao governador Paulo Dantas, por ter concluído essa escola", agradeceu Nena. "A gente vê hoje a gratidão, a satisfação da comunidade que se sente fortalecida ao receber essa obra, que irá proporcionar o resgate e preservação dos seus costumes e tradições", completou.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a construção da escola no distrito Terra Nova é uma conquista histórica. "Ela foi planejada de acordo com as especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas, sendo idealizada para promover o acesso à educação de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura indígena, proporcionando um ambiente que respeita e integra suas tradições e conhecimentos ancestrais”.
A nova escola vai oferecer o Ensino Fundamental 1 e 2, com perspectiva de implantação do Ensino Médio. "Essa unidade vai atender a 400 alunos, nos três turnos, e será o povo daqui, o indígena, que será contratado pela Secretaria de Educação para trabalhar aqui, desde a merendeira até a gestora da escola", informou Roseane Vasconcelos.
O prefeito de São Sebastião, Charles Pacheco, afirmou que a inauguração da Escola da Comunidade Karapó Terra Nova era um marco para o município. "É uma honra tê-lo hoje aqui, governador Paulo Dantas. Nós estamos prontos para fortalecer essa parceria", ressaltou.
O ex-prefeito José Pacheco disse que, em sua gestão, quando foi solicitada a doação do terreno para a construção da escola, não titubeou. "Além de gestor, eu sou professor. Quando eu cheguei aqui, pela primeira vez, eu dizia que os dois pilares da nossa administração seriam exatamente a saúde e a educação, pois, além de professor, eu também sou médico. Então, quando o governador Paulo Dantas fala em educação, chego a me emocionar".
O deputado federal Rafael Brito disse que o governador tem se notabilizado no Brasil como o gestor que mais investe em educação em todo o país. "Uma escola como essa que está sendo inaugurada hoje, atendendo a uma demanda antiga da comunidade, só coroa o trabalho brilhante que Paulo Dantas tem feito na educação. Com certeza, ele será o governador que mais vai construir escolas na história de Alagoas", acentuou o deputado.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata