Interior
FPI resgata 34 aves silvestres em Arapiraca
Animais são de 17 espécies diferentes e estavam em cativeiro

O trabalho de inteligência da equipe Fauna, integrante da 14ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco), resultou no resgate de 34 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro, durante operação realizada no final da tarde deste domingo (17), em Arapiraca.
Os animais são de 17 espécies diferentes, todos criados sem nenhuma autorização legal e, por isso, foram resgatados pela equipe da FPI.
Entre eles há: Papagaio-verdadeiro, Papagaio-do-mangue, Araçari-do-bico-branco, Tempera-viola, Canário-da-terra, Tiziu, Azulão, Sabiá-laranjeira, Sabiá-barranco, Galo-de-campina e Xexéu-verdadeiro.
Após o resgate, todos os espécimes foram levados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) instalado pela FPI, onde serão avaliados com o objetivo de posterior soltura em áreas de proteção ambiental conforme a ocorrência de cada espécie.
"Criar animais dessa forma, engaiolados, sem origem legal comprovada, sem que haja reprodução, só contribui para a extinção das espécies na natureza", apontou Alberto Fonseca, titular da 4° Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Meio Ambiente) e um dos coordenadores da FPI.
Com atuação desde a última sexta-feira (15), a equipe Fauna já resgatou outros 135 animais, a maioria aves, além de jabutis e um preá.
Entrega voluntária
Durante a FPI, vários pontos serão disponibilizados para entrega voluntária de animais silvestres criados em cativeiro. Quem participar não receberá nenhuma sanção prevista na legislação ambiental e ainda ganhará brindes, como mudas de árvores.
Os pontos para entrega voluntária de animais silvestres são os seguintes, sempre das 10h às 16h:
Limoeiro de Anadia - 18/11, na Praça Major Luiz Carlos, mais conhecida como Praça dos Mototáxis - Centro da cidade;
Junqueiro - 19/11, na Praça das Cores;
São Sebastião - 21/11, na Praça Roque Lagoa;
Campo Grande - 26/11, na Praça da Prefeitura.
Para mais informações, é preciso acompanhar o perfil da FPI do Rio São Francisco no Instagram (@fpialagoas).
Coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a equipe Fauna é composta também pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), SOS Caatinga, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
4Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
5Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos