Interior

Técnicos do IMA e do Ibama capturam macaco que assustava comunidade em Satuba

Primata foi encaminhado para recinto de aclimatação para cuidados; ele vai permanecer no local até a reintrodução à natureza

Por Ascom IMA/AL 22/10/2024 15h21 - Atualizado em 22/10/2024 18h26
Técnicos do IMA e do Ibama capturam macaco que assustava comunidade em Satuba
O macaco-roncador, como também é conhecido, foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ibama, em Maceió - Foto: Ascom IMA/AL

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) capturaram, nessa segunda-feira, 21, o macaco bugio (Alouatta belzebul) que deixou moradores do povoado Lindoia, na zona rural do município de Satuba, assustados após aparecer em telhados de casas nos últimos dias. Embora inofensivo, o primata chamou a atenção da população e virou assunto nos telejornais e sites locais.

O macaco-roncador, como também é conhecido, foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ibama, em Maceió, onde ficou sob observação. Também foi possível constatar que o animal estava em boas condições de saúde.

Depois de ser avaliado, o primata foi encaminhado para um recinto de aclimatação, na região Sul de Alagoas, onde receberá cuidados e deverá permanecer na unidade até ser reintroduzido à natureza. Todos os procedimentos foram feitos de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste.