Interior

Arapiraca aumenta em 100% as áreas do cultivo de abacaxi

Produção no município registrou aumento nos últimos três anos e plantações chegam a 500 hectares

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 21/09/2024 12h20 - Atualizado em 21/09/2024 12h56
Arapiraca aumenta em 100% as áreas do cultivo de abacaxi
Expectativa é de uma colheita de 10 mil toneladas do fruto nos primeiros 250 hectares de terras; cada hectare gera produção de 30 mil abacaxis - Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca

O cultivo para produção de abacaxi cresceu 100% nos últimos três anos em Arapiraca, consolidando o município como o maior produtor do fruto em Alagoas.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca tem auxiliado os pequenos produtores por meio da assistência técnica e aragem de terras sem qualquer custo para os agricultores locais.

Na safra deste ano de 2024 já estão sendo colhidos, neste mês de setembro até o mês de dezembro, os frutos dos 250 hectares plantados entre fevereiro e abril do ano passado.

E mais 250 hectares já foram plantados em fevereiro e abril deste ano, totalizando 500 hectares para a safra 2024/2025.

A expectativa é de uma colheita de 10 mil toneladas do fruto nos primeiros 250 hectares de terras.

Produtividade

De acordo com o secretário-adjunto e engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, cada hectare gera uma produção de 30 mil frutos de abacaxi.

As localidades de Poção, Oitizeiro, Poço da Pedra, Jenipapo, Baixa do Capim e Lagoa do Rancho (antiga Vila São José) são os maiores centros de produção do fruto em Arapiraca.

A família do agricultor Cícero da Silva deixou de lado o plantio de fumo para investir no cultivo do abacaxi.

A propriedade rural de 30 hectares está coberta do fruto e a família espera uma produção de 600 toneladas de abacaxi para este mês de setembro.

“O abacaxi tem menor custo de mão de obra e o produto é muito procurado no mercado local e também nos outros estados”, revela o agricultor.

O engenheiro-agrônomo Josimar da Silva salienta que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está acompanhando e dando apoio aos produtores locais, principalmente nos cuidados para a prevenção do fungo fusariose e orientar os agricultores sobre o manejo adequado, análise do solo, adubação adequada para que a safra seja recorde no município, com a geração de mais renda para as famílias dos agricultores de Arapiraca.