Interior
Encontro internacional de mulheres negras urbanas e quilombolas debate demandas sociais e políticas
Evento acontece entre os dias 18 e 21 de julho no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, e na Comunidade Quilombola Muquem
União dos Palmares, no interior de Alagoas, recebe de 18 a 21 deste mês, o VIII Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ 2024), que será realizado pela Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), com sede em Salvador (Ba), Rota dos Quilombos e o Instituto Renascer Mulher, em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Alagoas e a Coordenação de Mulheres Quilombolas de Alagoas – Dandaras.
Com o tema: “Mulheres e Meninas Negras Articulando o Empoderamento Político”, o encontro acontecerá no Quilombo Hotel Fazenda, mas também haverá atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, e na Comunidade Quilombola Muquem. Ao todo serão 100 participantes, sendo 60 da Bahia e 40 de Alagoas.
Entre as palestrantes, nomes internacionais como Aminata Djakite (Guiné-Bissau), Hulda Maria Vitória Calala (Angola), Rutte Tavares Cardoso Andrade, de Cabo Verde (Foto), e Yolanda Rafael Ofesse (Moçambique), além de palestrantes da Bahia e de Alagoas. A programação do encontro prevê abertura na sexta-feira (19), às 8h30, no Quilombo Hotel Fazenda.
O encontro busca, através de diálogos, discussões, rodas de conversas, palestras e planejamentos de ações, dar visibilidades às demandas sociais e políticas, estimulando a propagação dessas ações visando promover a incidência política de mais mulheres negras nos espaços poder.
O EIMNUQ surgiu da necessidade de diálogos e discussões para identificar, analisar e fazer os devidos encaminhamentos para garantir as políticas públicas. Os avanços e os impactos que vem ocorrendo, desde o primeiro encontro (2017), comprovam que existe necessidade de garantir esforços no sentido de fortalecer as mulheres negras no contexto social e político em Salvador/Bahia/Brasil.
A luta das Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas perpassam pelas referências históricas, constituída por uma trajetória de luta e contraposição dos espaços de invisibilidade, opressão e desigualdade. Nosso maior desafio, diante de um cenário de desigualdades de gênero e raça, está na busca por justiça social e democracia inclusiva.
No VIII EIMNUQ/2024 ocorrerão pré-encontros, a partir do mês de maio até o início de julho, em territórios urbanos e quilombolas, objetivamos agregar, divulgar e envolver nossas companheiras no processo de construção.
Nos anos anteriores o evento teve apoio de algumas Instituições, como: CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), FBDH (Fundo Brasileiro de Direitos Humanos), Fundação Rosa Luxemburgo. Também contamos, no nosso caminhar, com diversas parcerias, entre elas: O Centro Cultural Casa de Angola, CEPAFRO, da Igreja Rosário dos Pretos e, diversas comunidades quilombolas.
As Patronas do EIMNUQ estão irmanadas no sentido de contribuir para a realização do encontro, são: SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos). Rota dos Quilombos e Instituto Renascer Mulher, com Coordenação de Lígia Margarida Gomes.
Serviços:
Assessoria de impressa
E-mail: [email protected]
Contato: 71.99172-1237
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?