Interior

Chuva provoca deslizamento de terra em área de Mineradora Vale Verde

Por Davi Salsa / Sucursal Arapiraca 08/05/2024 08h32
Chuva provoca deslizamento de terra em área de Mineradora Vale Verde
Deslizamento provocou medo em famílias que moram próximo - Foto: Reprodução

Parte de um depósito de terra estéril onde fica localizada a Mineração Vale Verde (MVV), no município de Craíbas, a 148km de Maceió, cedeu por causa das chuvas e gerou um clima de medo e apreensão nas famílias que moram no Sítio Lagoa do Mel, no entorno da empresa.

A companhia disse que não houve rompimento na barragem e descartou qualquer risco de danos na estrutura.

No início da tarde de ontem (7), a Mineração Vale Verde emitiu uma nota tranquilizando a população local.

Ainda de acordo com a nota, a companhia reforça que identificou o fluxo logo nas primeiras horas do dia, durante inspeção padrão no “pós chuvas”, e constatou que os controles estavam ativos, foram eficazes no direcionamento da água e, paralelamente, intensificaram-se ações de inspeção visando evitar novos casos.

“É importante ressaltar que não foi identificado nenhum outro risco na estrutura, nem extravasamento de água, terra ou rocha para fora da propriedade da MVV”, acrescenta a nota.

As fortes chuvas que caem no estado de Alagoas provocaram transtornos na cidade de Jequiá da Praia, no Litoral Sul.

A Prefeitura decretou ontem (7) situação de emergência devido aos estragos em algumas localidades. O boletim mais atualizado da Defesa Civil apresentava 12 pessoas desabrigadas e 32 desalojadas no município.

Em Coruripe, um trecho da Rodovia AL-101 Sul foi interditado, na terça-feira, devido às fortes chuvas. A interdição aconteceu na estrada do Povoado Miaí de Baixo, com destino ao município de Feliz Deserto.

O temporal também afetou estudantes da rede pública de Coruripe. As aulas foram suspensas e serão ministradas de forma remota, por meio de uma plataforma já utilizada pelos alunos, até que o trecho da estrada seja recuperado pela prefeitura.