Interior

Usina Porto Rico promove “Festa do Trabalhador” em ano eleitoral

Mesmo em recuperação judicial e com pagamentos atrasados, empresa vai realizar evento com atrações musicais

Por Assessoria 02/05/2024 09h05
Usina Porto Rico promove “Festa do Trabalhador” em ano eleitoral
Gerente de transportes e herdeiro da Usina Porto Rico, Henrique Tenório apresenta-se como pré-candidato a prefeito de Campo Alegre nas eleições municipais deste ano - Foto: Reprodução

Pertencente ao Grupo Olival Tenório, a Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre, está em recuperação judicial. Recuperação judicial é um termo usado para definir o processo pelo qual a empresa passa para evitar sua total falência e quebra devido a uma profunda crise financeira. Mas mesmo diante da situação frágil, a Usina vai realizar uma “Festa do Trabalhador”, com shows dos cantores Wellington Teixeira (WT), Rannyeri Gomes e Everly Pires, entre outras atrações.

Porém além da questão da saúde financeira do Grupo Olival Tenório, um outro fato chama a atenção: a realização do megaevento em período pré-eleitoral, justa e coincidentemente quando o gerente de transportes e herdeiro da Usina Porto Rico, Henrique Tenório, apresenta-se como pré-candidato a prefeito de Campo Alegre nas eleições municipais deste ano. A recuperação judicial da Usina foi decretada em 2021. A empresa comemora há 2 anos o recorde de moer 2 milhões de toneladas de cana-de-acúcar. Entretanto, acordos do processo de recuperação não vêm sendo cumpridos.

Diante da recuperação Judicial, a Usina renegociou dívidas de credores (credor é a pessoa a quem se deve dinheiro) com deságio (desconto) e parcelamento em vários anos. Entre as pessoas a quem a Usina deve estão fornecedores diversos e ex-funcionários, que têm altos valores a receber. Muitos destes credores recorreram à Justiça e, mesmo assim, seguem com seus pagamentos ainda em atraso. Além dos valores devidos, a Usina se comprometeu em construir um loteamento com casas para trabalhadores que hoje, infelizmente, vive em condição de miséria. As moradias ainda não saíram do papel.

A “Festa do Trabalhador” da Usina Porto Rico acontece no próximo sábado (4), a partir das 14 horas. Empresa rica é outra história. A moagem recorde e o mega show anunciado mostram que, aparentemente, dinheiro não é problema para o Grupo Olival Tenório. Henrique Tenório deve estar muito feliz.