Interior

Após cratera ameaçar casas em Satuba, Prefeitura de Rio Largo terá que fazer desvio em galeria de águas

Município afirmou que irá fazer o desvio da galeria

Por Ascom MP/AL 16/04/2024 12h16 - Atualizado em 16/04/2024 19h01
Após cratera ameaçar casas em Satuba, Prefeitura de Rio Largo terá que fazer desvio em galeria de águas
Uma das crateras se abriu na rua principal do Residencial Recanto das Rosas, em Satuba - Foto: Edilson Omena

O Ministério Público do Estado (MP/AL), através da Promotoria de Justiça de Satuba, se reuniu com os prefeitos e corpos técnicos de Rio Largo e Satuba, para resolver a grave questão de escoamento de águas pluviais que passa por baixo de conjuntos habitacionais da cidade de Satuba. O encontro aconteceu após uma cratera se abrir dentro de um condomínio em junho do ano passado. A cratera tem aproximadamente oito metros de profundidade, sendo uma de 100m² e outra de 36m², se abriu durante a chuva. À época, o local foi logo isolado e 12 famílias foram removidas dos seus imóveis.

Como resposta, o Município de Rio Largo afirmou que fará o desvio da galeria.

Na audiência, coordenada pelo promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Poder Executivo de Rio Largo e Satuba, para tratar do escoamento de águas pluviais nos dois municípios, ficou definido que eles devem apresentar um projeto executivo, bem como um cronograma para a execução. Magno Moura salienta que a prevenção e os investimentos municipais tendem a fazer um somatório positivo evitando possível tragédia.

“A situação é preocupante e o Ministério Público interveio para que sejam adotadas medidas em caráter emergencial. Temos 167 residências correndo perigo diretamente e mais de 300 indiretamente, perfazendo um total de mais de 2 mil pessoas que precisam de respostas e elas só serão obtidas quando o problema for solucionado, pois da forma que se encontra os riscos são iminentes e graves e se não forem encontradas as ferramentas ideais poderemos registrar uma grande catástrofe, porque essas casas podem ser engolidas por crateras, devido às galerias abaixo das casas, e que podem romper com as fortes chuvas a exemplo do que já aconteceu no ano passado no conjunto Recanto dos Ventos”, explica o promotor.

Resultado


O promotor afirmou que os encaminhamentos adequados foram feitos, e, da reunião, recebeu a resposta que Rio Largo fará o desvio da galeria para que possa ser isolada pela Prefeitura de Satuba para evitar o perigo de vida das pessoas que moram na localidade, nas casas que estão em cima dessas galerias pluviais.

“Dado encaminhamento, chegou-se à conclusão de como devem ser escoadas as águas pluviais de Rio Largo para Satuba, pois da forma em que se encontra é impossível continuar. Pois coloca em risco a vida de pessoas em razão das galerias pluviais passarem por baixo dos residenciais e a permanência do problema é sinônimo de tragédia anunciada, concluiu.

Segundo o Ministério Público, é de incumbência dos municípios a implantação de um sistema eficaz para o escoamento de águas pluviais, assegurando-o por meio de políticas efetivas, que estão sendo cobradas e acompanhadas pela Promotoria de Justiça de Satuba tendo à frente o promotor de Justiça Magno Moura.

(Foto: Ascom MP/AL)