Interior

Inmet e Semarh alertam para chuvas intensas em todas as regiões de Alagoas

Avisos preveem ainda a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de encostas em locais com estes riscos

Por Tribuna Hoje 27/03/2024 15h04 - Atualizado em 27/03/2024 19h51
Inmet e Semarh alertam para chuvas intensas em todas as regiões de Alagoas
Aviso de chuvas é válido até sábado (30) - Foto: Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) emitiu um alerta meteorológico informando que deve chover em todo o estado de Alagoas a partir desta quarta-feira (27) e se estendendo até o sábado (30).

Conforme a Semarh, a previsão é que as precipitações podem ser acompanhadas por rajadas de vento em pontos isolados de todas as regiões de Alagoas. Ainda segundo a Sala de Alerta, a chuva pode ser mais intensa nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.

"A formação de nebulosidade convectiva associada ao forte calor poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas", prevê a Semarh.

Devido às chuvas, podem ter registros de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos córregos e riachos. Além disso, há possibilidades para deslizamentos de encostas, caso a chuva persista e acumule.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê chuvas em pelo menos 59 municípios alagoanos. O alerta de “perigo’’ para alagamentos e rajadas de ventos até a sexta-feira (29) foi emitido nesta quarta-feira (27).

A previsão do instituto é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).