Interior

Previsão da Semarh indica possibilidade de chuva moderada no Sertão e Agreste de Alagoas

Aumento do calor e umidade pode favorecer a formação dessas áreas de instabilidade até a noite desta sexta-feira

Por Assessoria 15/02/2024 16h56 - Atualizado em 15/02/2024 22h32
Previsão da Semarh indica possibilidade de chuva moderada no Sertão e Agreste de Alagoas
Imagem do satélite GOES 16, canal IR, 15/02/2024, às 14h30 (hora local) - Foto: INMET

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de ocorrência de chuva moderada nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas entre tarde e noite desta quinta-feira (15). O aumento do calor e umidade pode favorecer a formação dessas áreas de instabilidade até a noite desta sexta-feira (16). Nas demais regiões de Alagoas, há possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada em pontos isolados.

CONDIÇÕES SINÓTICAS

O escoamento em baixos níveis da atmosfera, associado à passagem de cavados em altos níveis, favorece a ocorrência de chuvas em algumas áreas da Região Nordeste do Brasil. Há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas, com atenção especial para as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste, onde os acumulados de chuva em algumas áreas podem exceder 30 mm nas próximas 24 horas.

RISCOS ASSOCIADOS

Ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links: 

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico