Interior

Carro PcD do Detran é utilizado pela 1ª vez em Delmiro Gouveia

Candidatos podem solicitar o uso do veículo encaminhando um e-mail para o órgão estadual

Por João Victor Barroso / Ascom Detran/AL 28/09/2023 18h42
Carro PcD do Detran é utilizado pela 1ª vez em Delmiro Gouveia
Detran disponibiliza um carro adaptado para que os candidatos possam realizar o exame prático - Foto: Fellipe Yuri / Ascom Detran/AL

Tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos, e isso não seria diferente para as Pessoas com Deficiência (PcD). E pensando em promover cada vez mais a acessibilidade, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) disponibiliza um carro adaptado para que os candidatos possam realizar o exame prático. E o carro PcD do Detran foi utilizado pela primeira vez na cidade de Delmiro Gouveia, região do Alto Sertão de Alagoas, nesta quinta-feira (28).

O primeiro candidato PcD a utilizar o carro adaptado foi o paratleta, Geovani Lima, 40 anos, natural de Delmiro Gouveia, que ficou paralítico após sofrer um acidente, há 18 anos. Para ele, a conquista da CNH vai representar mais liberdade e autonomia, sem a necessidade de depender de outras pessoas para nada.

“Quando soube que o Detran estava disponibilizando esse veículo, fiquei muito contente e ansioso para fazer a prova prática. Ter a oportunidade de fazer o teste, significa muito mais do que ter uma habilitação ou dirigir, poder utilizar esse carro adaptado, representa liberdade. Isso vai mudar a perspectiva de vida de muitas Pessoas com Deficiência, e é o Detran que está nos garantindo essa oportunidade de mais inclusão e igualdade”, parabenizou o sertanejo.

O circuito para a realização da prova prática em Delmiro Gouveia é feito nas imediações da Praça do Bairro Novo, com os candidatos começando pela baliza e seguindo um percurso pelas vias próximas à praça. O carro pode ser adaptado para a maioria dos tipos de deficiências físicas, e o candidato precisa solicitar o veículo enviando um documento oficial com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica do Detran para o e-mail: [email protected].

INTERIORIZAÇÃO

As ações do órgão estadual têm buscado levar os serviços do Detran para mais perto da população do interior do estado. E a regionalização da banca examinadora, é uma dessas ações, garantindo que em todas as 14 cidades com Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) os candidatos possam realizar as provas teóricas e práticas, em um município mais próximo de casa.

Delmiro Gouveia é uma das cidades do interior onde os usuários que estão em busca da 1ª habilitação, ou então estão classificando a CNH, podem fazer tanto a prova prática, como o exame teórico, em uma sala disponível na Central Já!, no Shopping da Vila.

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, aproximar os serviços públicos da população traz uma melhora significativa na qualidade de vida dos alagoanos que vivem no interior do estado. “A regionalização traz economia para a população que busca os atendimentos do Detran e também diminui o tempo que eles levariam para resolver alguma pendência . O povo sertanejo ganha pela acessibilidade de ter mais serviços próximos de casa. O Sertão conta com três Ciretrans, dando ampla cobertura para todos os municípios da região.”, afirmou o diretor-presidente.

A partir de segunda-feira (02), o Detran vai ampliar, ainda mais, o acesso do povo sertanejo aos serviços do órgão estadual com o início dos atendimentos na Central Já! do Shopping da Vila.