Interior
Junta Comercial apresenta registro automático de empresas em São Miguel dos Campos
Evento em comemoração aos profissionais contábeis foi realizado no campus da Universidade Estadual de Alagoas
São Miguel dos Campos foi o cenário escolhido para mais uma apresentação da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) sobre a evolução do ambiente empresarial no estado e as facilidades do registro automático de negócios. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (22) em comemoração ao Dia do Contador.
Organizado pela Comissão de Apoio a Projetos do Curso de Ciências Contábeis (CAP), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o encontro contou com o tema “Registrando contas com a Juceal” e reuniu docentes, estudantes e profissionais da área contábil.
Entre os temas, os representantes da Junta Comercial deram enfoque principalmente na abertura e na baixa empresarial de forma automática. Esses processos são feitos por meio do Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento de negócios no estado, e possuem prazo diminuto para finalização.
De acordo com os gestores, mesmo com a facilidade do serviço, esses tipos de processos ainda podem ser mais utilizados por parte dos clientes da Juceal. Em 2023, foram registrados apenas um pouco mais de 2.100 aberturas e 1.200 baixas empresariais de forma automática.
A apresentação da Junta Comercial foi realizada pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho, que ainda destacou a mudança de foco da Juceal, não sendo mais apenas um órgão registrador.
“Para uma empresa começar a funcionar, não basta ela ter somente o CNPJ. Ela precisa estar licenciada na prefeitura e nas entidades do estado, como, por exemplo, Sefaz, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária. A Junta Comercial também tem esse papel de comunicação com os órgãos de legalização. Então se uma empresa abre hoje na Juceal, ela informa a esses órgãos integrados e, assim, torna uma plataforma única para registro e licenciamento”, explicou.
Responsável pela coordenação do projeto para realização do evento, o professor Marcelo Moreira da Silva exaltou a comemoração do dia e a participação da Junta Comercial no evento.
“Esse projeto para o dia do contador nós estamos com ele desde 2016. Houve uma parada por conta da pandemia, mas em 2022 a gente retornou, então é um evento já tradicional no campus de São Miguel. Esse ano a gente convidou a Juceal por entender que tem muito a ver com a área contábil, questão de abertura, alteração contratual e baixa de empresas”, frisou.
O encontro, que ainda contou com uma simulação de uma abertura empresarial, também se mostrou como um momento de compartilhamento de experiências para os espectadores. Para a contadora Iranise Paiva, ex-aluna do campus São Miguel dos Campos formada há dois anos, a ocasião foi proveitosa.
“Foi tudo muito prático. Eu acredito que é uma forma de evento que possa ser incluído na experiência dos alunos, na vivência das universidades. Na minha época, por exemplo, a gente não teve um evento assim tão claro sobre o Portal Facilita Alagoas, então a palestra foi algo realmente esclarecedor”, elogiou.
Com os contadores como principais clientes, a Juceal é o órgão alagoano responsável pelo registro de negócios e pela administração da Redesim no estado.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador
-
4Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf
-
5Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo