Interior

Artesão de Boca da Mata recebe certificação de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas

Mestre André da Marinheira é escultor de madeira com obras reconhecidas nacionalmente

Por Agência Alagoas 24/08/2023 23h49
Artesão de Boca da Mata recebe certificação de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas
Artesãos são diplomados Patrimônio Vivo de Alagoas - Foto: Ascom Sedics

Perpetuando o legado deixado pelo pai e vivendo de arte há mais de 40 anos, o mestre artesão André da Marinheira, recebeu na última quarta-feira (23), o título de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV). A solenidade ocorreu no Mercado das Artes, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, em alusão à Semana do Folclore.

Na ocasião, foram agraciados ainda: Maria Bethânia dos Santos Leite, das Baianas de Coruripe; e Jorgeval Mário Lisboa Santos, do Fandango Pontal da Barra, Maceió.

De acordo com a Superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics, Maria Gurgel, a diplomação é um reconhecimento de que o artesão está ligado às políticas de incentivo do Governo do Estado. “O título mais que merecido ao nosso Mestre André da Marinheira traz orgulho a todo o seguimento e a nós do Programa Alagoas Feita à Mão”, parabenizou a superintendente, destacando a contribuição de André para a identidade cultural do Estado.

Biografia

Nascido na cidade de Boca da Mata, e atualmente com 54 anos, André Barbosa, conhecido, como Mestre André da Marinheira, é reconhecido Mestre da Arte da Escultura de Madeira pelo Programa do Artesanato Brasileiro e já recebeu inúmeros prêmios e homenagens, inclusive o Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura.

Ele é escultor e artesão notável, sendo um dos 20 filhos do renomado Mestre Manoel da Marinheira, com quem aprendeu seu ofício desde os 12 anos de idade. As obras de arte de André são amplamente reconhecidas, inclusive com várias delas em exibição por todo o estado de Alagoas.

Registro Patrimônio Vivo de Alagoas

São reconhecidos como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestres e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.