Interior

Estado valoriza povos originários e promove série de inaugurações em Palmeira dos Índios

Foram entregues duas escolas estaduais, dois caminhões do Fortalece Alagoas e pavimentação de rua pelo Pró-Estrada

Por Rafael Maynart / Agência Alagoas 19/08/2023 16h29 - Atualizado em 19/08/2023 18h48
Estado valoriza povos originários e promove série de inaugurações em Palmeira dos Índios
Representando o governador Paulo Dantas, secretários de Estado entregam escola indígena, um antigo sonho da comunidade escolar de Palmeira dos Índios - Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

O Governo do Estado promoveu na sexta-feira (18) uma série de inaugurações e entregas para Palmeira dos Índios, município a 135 km da capital, com destaque para a valorização dos povos originários. Foram duas reformas de escolas estaduais, sendo uma delas a Escola Indígena Balbino Ferreira, na Aldeia Serra do Amaro. Além disso foi entregue mais uma obra de pavimentação por meio do Programa Pró Estrada e dois caminhões pelo Fortalece Alagoas.

A tarde de inaugurações teve início na Aldeia Indígena Serra do Amaro, onde os secretários Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil); Marcius Beltrão (Educação), Mozart Amaral (Transporte e Desenvolvimento Urbano) e Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico) reinauguraram a Escola Estadual Indígena Balbino Ferreira. O investimento de R$ 907 mil vai beneficiar 153 alunos da educação infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária Roseane Vasconcelos, que representou o governador Paulo Dantas, enfatizou o compromisso do Estado com a educação alagoana. “O governador se empenha todos os dias para oferecer o que há de melhor para os nossos estudantes e professores. Incentivos, reformas das escolas, novos programas, uma série de ações para diminuir a evasão escolar”, destacou Roseane Vasconcelos.

Com a reforma, a escola recebeu os serviços de paisagismo e acessibilidade, laboratório de informática 100% equipado, entre outras melhorias, como atestou a diretora da unidade, Lineuza Ferreira. “Este é um momento muito especial não apenas para a comunidade Xucuru-Kariri. Foram dezoito anos de luta até que conseguíssemos fazer desta escola um espaço adequado para a aprendizagem, garantindo, assim, uma educação pública, gratuita e de qualidade. A palavra de hoje, portanto, é gratidão. Afinal, a educação indígena realmente precisa de um olhar diferenciado”, afirmou a também indígena.

Mais investimentos em Educação

O secretário Marcius Beltrão, por sua vez, destacou o alcance da iniciativa, acrescentando que, em breve, Palmeira dos Índios irá receber sua primeira Creche Cria – que acolhe até 200 crianças de zero a seis anos, apoiando o desenvolvimento da Primeira Infância em Alagoas. “Tudo começou como uma oca e, hoje, a comunidade da Serra do Amaro passa a dispor de um espaço com estrutura completa. No total, serão 12 em todo o Estado, o que só reforça a importância da educação indígena. E entre tantas obras já concluídas pelo governo estadual, não há nenhuma que se equipare a equipamentos como este”, ressaltou o secretário, lembrando, ainda, que o governador Paulo Dantas já autorizou a construção de mais quatro escolas: Aconã, em Traipu; Karapotó Terra Nova, em São Sebastião; Kalankó, em Água Branca; e Campinhos Karuazu, em Pariconha.

Valorização dos povos originários

Para o prefeito de Palmeira dos Índios, a parceria com o Governo do Estado tem feito toda a diferença em favor dos estudantes da educação básica no município. “A reforma da Escola Albino Ferreira decorre dessa política de valorização dos povos originários, favorecendo a implantação de políticas públicas em favor de toda a comunidade. Afinal, é graças a equipamentos como este que se consegue garantir, na rede estadual, as mesmas condições ofertadas ao aluno da rede privada”, avaliou Júlio Cezar.

A outra escola recém reformada, a Escola Estadual Manoel Passos Lima, foram realizadas melhorias em diversas áreas, levando mais conforto e qualidade para os alunos e professores.

Com a presença do secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e do secretário Marcus Beltrão, também foi inaugurada a pavimentação de dezenas de ruas dos povoados Coruripe da Cal, Caldeirão e Canafístula, realizadas por meio do programa Pró-Estrada.

As ações executadas pela Setrand em Palmeira dos Índios tem uma extensão de 15 quilômetros, e contaram com investimentos do Tesouro Estadual, de mais de R$ 12 milhões.