Interior

Primeiro museu a céu aberto de Alagoas será projetado pela Ufal no Sertão

Iniciativa do senador Fernando Farias vai contemplar região preservada que compõe a área do Monumento Natural do São Francisco

Por Simoneide Araújo / Ascom Ufal 30/06/2023 18h52 - Atualizado em 01/07/2023 01h09
Primeiro museu a céu aberto de Alagoas será projetado pela Ufal no Sertão
Reunião para o projeto do museu a céu aberto no Sertão - Foto: Renner Boldrino / Ascom Ufal

Uma iniciativa do senador Fernando Farias, com aval do governo de Alagoas, lançou o desafio e a Universidade Federal de Alagoas vai projetar o primeiro museu a céu aberto do estado. Será no Sertão, dentro da área definida como Monumento Natural (Mona) do Rio São Francisco, possivelmente entre os municípios de Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas, mas os estudos que serão feitos pela Ufal vão definir o melhor local para a instalação do equipamento.

O pontapé inicial para a Ufal aceitar o desafio aconteceu nesta quarta-feira (28), durante reunião do reitor Josealdo Tonholo com o assessor parlamentar e professor de História, Edvaldo Nascimento, e membros da comunidade acadêmica. Participaram desse primeiro momento o publicitário e representante do Museu Théo Brandão, Victor Sarmento; as diretoras do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Sandra Nunes; e do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Nivaneide Falcão; os diretores do Instituto de Computação, Davi Bibiano; e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Dilson Batista, junto com a professora Viviane Costa Sá; e o vice-coordenador do curso de Ciências Sociais, Emerson Nascimento.

O reitor Josealdo Tonholo ressalta que o senador Fernando já é um grande parceiro da Ufal e que este será mais um grande projeto que a Universidade vai abraçar. “Esse projeto vai reforçar ainda mais essa parceria. Vamos estudar como montar uma força-tarefa para entregar o projeto executivo ao senador, que, tenho certeza, vai impactar o estado de Alagoas e vai fazer a diferença para a região sertaneja”, disse.

Para explicar o porquê de procurar a Ufal para projetar o primeiro museu a céu aberto de Alagoas, mais especificamente na região sertaneja, o professor Fernando lembra da mudança que a instituição promoveu ao se instalar em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. “Sabemos do impacto que representa a presença da Ufal na formação e na transformação daquela região, que tem potencial em várias áreas e uma delas é o turismo”, confirmou.

O assessor também destacou que esse projeto do museu está vinculado ao de reativação da linha férrea. “O senador também está à frente desse projeto da reativação da linha férrea, num trecho de 54 quilômetros, de Piranhas a Delmiro. Linha férrea esta que data de 1882, que saia de Piranhas para Jatobá, em Pernambuco, e ligava o baixo ao médio São Francisco. Vamos aproveitar mais de 80% do leito estradal original que está preservado”, afirmou.

Com a retomada da ferrovia, o professor Fernando anuncia que virá o Trem do Imperador. “Já temos o apoio do governador Paulo Dantas, que incluiu no plano de governo a estrada de ferro com fins turísticos, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e parte da bancada federal. Também estamos nos articulando com os prefeitos dos três municípios: Olho D´Água, Delmiro e Piranhas, onde há uma área de caatinga preservada. E por que estou falando da ferrovia e do trem do imperador? Porque a ferrovia vai impulsionar vários outros projetos voltados para o turismo, como é o caso do futuro museu, que já estamos chamando de ‘Inhotim Sertanejo’ e vai ficar na área do Mona, primeira unidade de conservação dessa categoria a ser criada em âmbito federal, para preservar uma importante área da Bacia do São Francisco e abrange Sergipe, Alagoas e Bahia”, revelou.

Diante da apresentação feita pelo assessor parlamentar, o reitor afirmou que essa será uma oportunidade de a Ufal envolver várias áreas do conhecimento. “Será um grande desafio para nós, enquanto Universidade, e vamos envolver vários cursos para tocar o projeto, nossos pesquisadores e profissionais, cada um com sua expertise. Vamos criar um grupo de governança e montar um primeiro documento para apresentar ao senador Fernando Farias”, declarou Tonholo, ao avisar que, em breve, será marcada nova reunião para uma primeira apresentação de minuta do que pode ser feito.