Interior
Secult e prefeitura de União dos Palmares firmam parceria
Objetivo é desenvolver o projeto cultural 'Zumbi Vive'
“Isso é cultura. Isso é resistência. Isso é história. Isso é memória. Isso é desenvolvimento para o Estado de Alagoas”, disse Mellina Freitas ao se reunir com o prefeito de União dos Palmares, Areski Damara (Kil), na Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), na sexta-feira (23). A pauta do encontro foi o projeto cultural “Zumbi Vive" que segundo a secretária será um marco para o dia 20 de novembro na Serra da Barriga.
Em conversa, o representante do Poder Executivo palmarino apresentou os benefícios que o projeto “Zumbi Vive" vai proporcionar para o município, bem como para o estado alagoano. Além disso, durante a reunião, foram discutidos os pontos sobre o planejamento e o desenvolvimento do projeto visando a interferência na economia criativa do estado.
“Eu fico muito feliz de estar aqui com a secretária Mellina, uma grande incentivadora da cultura palmarina, desde da época do governo Renan Filho. Tenho certeza que a Mellina será a nossa grande advogada para que consigamos realizar esse projeto levando o turismo etnocultural para além das fronteiras do nosso município”, expressou o prefeito Kil.
Inspirado no grande espetáculo a céu aberto, A Paixão de Cristo, o projeto “Zumbi Vive" tem o objetivo de impulsionar a cultura nacional abordando, por meio de um espetáculo teatral dividido em cinco atos, todo o enredo histórico que o líder dos quilombos, Zumbi dos Palmares carrega na história do Brasil. “Nossa proposta é de contar a história de um dos nossos maiores heróis e a sua luta pela igualdade das raças”, completou o prefeito.
Esse projeto vai interferir diretamente na Economia Criativa e no turismo do estado, visto que o planejamento é atrair inúmeros turistas e nativos de Alagoas para conhecer mais sobre a história que a Serra da Barriga carrega.
Para a secretária da pasta da cultura, Mellina Freitas, valorizar e expandir a cultura que o estado de Alagoas comporta é de extrema importância. “Estou muito entusiasmada e digo que essa parceria com a prefeitura de União dos Palmares vai fomentar ainda mais a cultura estadual por meio de projetos. Tenho certeza que o governador Paulo Dantas vai abraçar esse projeto, assim como nós já abraçamos. Porque ele é muito importante para a preservação da nossa história, assim como para a valorização da memória dos heróis que nós temos do solo sagrado que é a Serra da Barriga”, manifestou Mellina Freitas.
Por meio das redes sociais, alguns internautas expressaram satisfação ao saber da notícia. O guia de turismo alagoano, Antônio Lino, agradeceu a secretária Mellina Freitas, via rede social, por abraçar o projeto cultural apresentado. “Sou guia de turismo e fico muito feliz em ver a promoção do Roteiro dos Quilombos sendo debatido. Temos turismo o ano inteiro em Alagoas. Obrigado Mellina por abraçar mais essa causa em nome de um segmento tão importante que é o turismo no nosso estado”, comentou Antônio Lino.
O turismólogo Alexsandro Barros também comentou no perfil da secretária ao ter conhecimento da notícia. “Sou turismólogo e estou pesquisando sobre o caminho de Zumbi que sai de Porto Calvo até a Serra da Barriga. Essa rota, se descoberta, irá revolucionar o Afroturismo em Alagoas, principalmente em Porto Calvo”, disse o turismólogo.
O projeto “Zumbi Vive” conta a saga de Zumbi dos Palmares durante o século XVII no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, com um elenco estrelado por atores com notoriedade nacional. A proposta do espetáculo é reproduzir toda a história do Zumbi em aproximadamente 2 horas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas