Interior
Cuscuz de milho é a iguaria nordestina preferida de 66,8% dos arapiraquenses

O mês de junho é celebrado pelo povo nordestino com as homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro. As festividades têm uma importância cultural e econômica para os estados da região. Mas existem outros motivos pelos quais o mês de junho é tão amado pelo povo nordestino: a gastronomia, especialmente por conta de um ingrediente especial: o milho.
Pesquisa realizada recentemente pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre os dias 17 de março e 2 de maio, mostrou que o cuscuz é a iguaria preferida por 66,8% dos moradores da Capital do Agreste alagoano.
A macaxeira ficou em segundo lugar com 20% da preferência dos arapiraquenses e em terceiro lugar o inhame com 7,6%. Nessa época do ano, o milho é a matéria-prima na produção das comidas mais apreciadas nos festejos juninos, a exemplo do cuscuz, canjica, pamonha e o bolo de milho ou fubá.
Do ponto de vista nutricional, o cuscuz de milho é um alimento fonte de carboidrato, pois contém uma quantidade maior desse nutriente, mas é ainda composto de proteína, fibras e uma quantidade pequena de gordura.
PAIXÃO
O designer gráfico Nicolas Emmanuel, de 33 anos, desde criança que tem uma paixão especial pelo cuscuz.
“Sempre gostei muito de colocar o cuscuz no meu café da manhã, almoço e também no jantar. É um alimento que pode ser misturado com leite, ovos, carnes das mais variadas e com saladas”, explica.
Para demonstrar o seu amor pela iguaria nordestina, Nicolas Emmanuel decidiu colocar uma tatuagem especial no braço: uma panela de cuscuz. E abaixo do desenho da panela de cuscuz, o designer ainda colocou a palavra “Oxente”, que é uma expressão muito usada pelo povo nordestino e alagoano para expressar admiração.
“Muita gente, quando vê a tatuagem, pensa que eu sou chef de cozinha ou coisa parecida”, diz sorrindo o designer gráfico arapiraquense.
O jovem conta que recentemente fez uma cirurgia para redução de peso. “Deu tudo certo na cirurgia. Segui todas as recomendações médicas, todas as taxas de nível de glicose e triglicérides estão em níveis normais e o cuscuz continua sendo o carro-chefe em meu cardápio diário”, acrescenta Nicolas Emmanuel.
Mais lidas
-
1Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
2Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca
-
5Na terça
Reajuste dos servidores, proposto pelo Governo de Alagoas, é aprovado na ALE