Interior

Governo inaugura eixo viário do centro histórico em celebração dos 136 anos de Piranhas

Paulo Dantas também assinou convênio para início das obras da segunda etapa da obra que traz mobilidade e vai fomentar o turismo e economia no município

Por Marcelo Alves / Agência Alagoas 04/06/2023 10h06
Governo inaugura eixo viário do centro histórico em celebração dos 136 anos de Piranhas
Eixo viário é mais uma opção de acesso ao Centro Histórico do município - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Nos 136 anos de emancipação política de Piranhas, o governador Paulo Dantas contemplou a cidade com a entrega da primeira etapa do eixo viário Rota Encantada, que conta com 2 km de pavimentação asfáltica, e investimentos de R$ 6 milhões, oriundos de recursos próprios do tesouro estadual.

A obra de mobilidade urbana entregue nesse sábado (3), é mais uma opção de acesso ao Centro Histórico do município e levará benefícios para o turismo e a economia local. Ainda na ocasião, Paulo assinou convênio da segunda fase da alça viária e anunciou um pacote de ações, como a implantação de um trem.

(Foto: Pei Fon / Agência Alagoas)


"Em 2022, Piranhas recebeu 1 milhão de visitantes, e com esta obra, a expectativa é de que em 2023, a cidade atinja o recorde de visitantes", ressaltou o governador.

Com a meta de promover uma revolução desenvolvimentista no Estado, principalmente no Sertão Alagoano, a partir de políticas públicas que elevem a qualidade de vida das pessoas, Paulo inaugurou a primeira etapa do eixo viário Rota Encantada que contempla as áreas de mobilidade urbana, turismo e economia.

Além disso, Paulo assinou junto ao prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, e ao secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, o convênio da construção da segunda etapa do eixo viário, que será orçado em R$ 5,5 milhões e terá 5,5 km de extensão.

(Foto: Pei Fon / Agência Alagoas)


Paulo anunciou ainda um pacote de ações, a exemplo de duplicações e volta de um trem, que será implementado em Piranhas e cidades próximas, visando desenvolver o turismo regionalizado. "Vamos viabilizar um trem saindo de Piranhas até Delmiro Gouveia. Além disso, vamos unir esforços para fazer a duplicação da via urbana que vai de Delmiro Gouveia a Arapiraca para dar mais segurança na estrada e desenvolver o Sertão. E quem tiver em Delmiro, Piranhas e Olho D'água do Casado poderá ir a Maceió em vias duplicadas. E isso tudo significa melhor escoamento na produção, melhor mobilidade, valorização dos imóveis e segurança nas estradas", anunciou.

Para o prefeito Thiago Freitas, a alça viária é a maior obra de mobilidade urbana de Piranhas. "A alça viária é uma nova conexão que o turista terá disponível para ter acesso ao Centro Histórico de Piranhas. Além disso, a alça promoverá ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. Portanto, com esse eixo, toda essa área vai sofrer um boom imobiliário. Aqui, essa nova área irá gerar emprego e renda e promoverá o desenvolvimento", agradeceu Thiago Freitas, comungando da mesma expectativa de Paulo de que neste ano, o turismo em Piranhas baterá o recorde de visitantes.

(Foto: Pei Fon / Agência Alagoas)


Presente à solenidade de entrega do equipamento, o deputado estadual Inácio Loiola também destacou a importância da obra para o turismo local. "Essa obra é de fundamental importância para a principal atividade econômica de Piranhas, que é o turismo", frisou Inácio Loiola.

Quem também esteve prestigiando a solenidade foi o deputado federal Marx Beltrão, que elogiou a obra e parabenizou o governador. "Governador Paulo Dantas, parabéns pela iniciativa de inaugurar essa obra tão importante para a cidade de Piranhas e também para o turismo alagoano", ressaltou Marx Beltrão.

(Foto: Pei Fon / Agência Alagoas)


O também deputado federal Rafael Brito ressaltou o empenho de Paulo em conduzir as ações de forma dinâmica e comprometida. "Alagoas tem dado um salto de qualidade e de evolução com o ritmo de Paulo Dantas, que não para de inaugurar obras e assinar ordens de serviço", destacou Rafael Brito.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Melina Freitas, agradeceu o governador pela inauguração da primeira etapa da alça viária e por ter assinado o convênio para a construção da segunda fase da obra."O eixo viário é uma obra tão importante para a nossa cidade, quanto para o nosso Estado, pois amplia a mobilidade urbana, fomenta o nosso turismo e consequentemente irá aquecer a economia local. Além disso, quero agradecer o governador Paulo por já assinar a segunda etapa do eixo viário que vai fomentar o turismo e aquecer a economia e garante o desenvolvimento do Alto Sertão Alagoano", disse Melina Freitas.

Também estiveram presentes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Washington Luiz; o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa; a procuradora-geral do Estado, Sâmia Suruagy; a secretária de Estado da Fazenda, Roseane Santos, os prefeitos de Wagnei Dantas (Batalha), Ziane Costa (Delmiro Gouveia), Jaime Mercado (Palestina) e Erivaldo Mandú (Mata Grande), o presidente da Câmara de Vereadores de Piranhas, Agilson Ferreira Barros, o Xôxo, além de vereadores da cidades e empresários e outras autoridades.