Interior
Uneal em Arapiraca desenvolve 1º simulador de relevo de Alagoas
Software de última geração vai auxiliar pesquisas e trabalho em sistema de drenagem, topografia e ações contra alagamentos
Os estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na cidade de Arapiraca, por meio do Núcleo de Pesquisas Agrárias (Nupea), criaram um software de última geração, conhecido como Simulador de Relevo, para auxiliar pesquisas acadêmicas e trabalho de empresas e setores públicos em sistemas de drenagens, topografia e em ações contra alagamentos nas cidades.
O software é aplicado em uma caixa com areia, colocando a universidade como pioneira em Alagoas e no Nordeste no desenvolvimento do sistema, que conta com um sensor que mede as distâncias topográficas e transmite para o computador as curvas de níveis do terreno e também do curso de águas para o estudo.
Toda a tecnologia presente na caixa é alimentada por um computador com processador Intel Core i7 e uma placa de vídeo Geforce 580. Além da câmera 3D do Kinect, o projeto utiliza um projetor digital e um software responsável por executar as simulações que acontecem na camada virtual da areia.
Através de uma simples pá, é possível simular a formação de montanhas, vales, a movimentação das correntes de água, entre outros acidentes geográficos, que são demonstrados em tempo real.
Segundo revela o pesquisador do Núcleo de Pesquisas Agrárias (Nupea), Sandro Maciel, o sistema desenvolvido pelos estudantes do curso de Geografia da Uneal, em Arapiraca, é o primeiro de uma universidade estadual em toda a Região Nordeste.
Os simuladores existentes nos estados do Ceará, Pernambuco e Sergipe foram produzidos dentro de universidades federais.
Sandro Maciel adianta que o software foi desenvolvido, inicialmente, por uma empresa americana, mas os estudantes da Uneal, no campus de Arapiraca, fizeram uma adaptação do programa à realidade local para permitir a inclusão da base de dados e a realização de tarefas específicas no computador e a caixa com areia do Simulador de Relevo.
O coordenador do projeto é o professor-doutor Moisés Calu de Oliveira, com os alunos-pesquisadores Willian Macksuel Almeida Melo, Sandro Maciel dos Santos, José Marcos de Araújo Freitas, Isaac Lucas da Silva, Jonatas Ferro e Josicleiton Gomes.
O grupo também está desenvolvendo outros equipamentos que auxiliem a universidade na criação de novas metodologias de ensino na área da Geografia.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
4Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
5Dano moral
Após saldo 'bilionário' negativo, mulher vai buscar indenização