Interior
Moradores da comunidade quilombola Pixaim concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Equatorial Alagoas
Capacitação integra o projeto E+ Comunidades Solares e é apenas um dos inúmeros benefícios que a Distribuidora está levando para as famílias ribeirinhas

Nessa quinta-feira (28), os moradores da comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu, receberam a certificação dos cursos profissionalizantes de Hortaliças, Panificação e Confeitaria Caseira, que foram ofertados pela Equatorial Alagoas, através do projeto E+ Comunidades Solares, que cumpre a missão de levar desenvolvimento social e energia para todos os alagoanos ao englobar soluções com geração solar fotovoltaica, em comunidades isoladas e em casas de famílias de baixa renda.
Os cursos foram ofertados gratuitamente e tiveram duração de dois dias. No total, 23 moradores receberam a qualificação profissional.
Maria Antônia, de 68 anos, conta como foi sua experiência na oficina de Hortaliças. “Eu sempre gostei de aprender coisas novas e quando a Equatorial chegou aqui me oferecendo uma capacitação no que mais gosto de fazer, que é cuidar das plantas e dos alimentos, eu não pensei duas vezes. Eu achei tudo maravilhoso e amei entender todos os processos, que vai desde a preparação do solo ao cultivo das plantas”, relatou a moradora.
Outra moradora que também ficou feliz com a iniciativa foi a Iara Calixto, que participou do curso de Panificação e Confeitaria. Ela conta que algumas mulheres da comunidade já trabalham com a venda de doces regionais e que aprender a fazer salgados e técnicas de confeitaria vai agregar muito na renda das famílias locais.
A quilombola Alexandra Sales, também aprovou a chegada da Equatorial na comunidade. Emocionada, ela relata a alegria de utilizar alguns eletrodomésticos durante sua capacitação dentro do Pixaim. “A chegada da Equatorial no Pixaim trouxe esperança de dias melhores para toda comunidade. Além de nos proporcionar a tão sonhada energia, que já está trazendo mais dignidade para nossas famílias, ela também está nos dando a oportunidade do conhecimento e de garantirmos o sustento das nossas famílias. É um sonho! Não consigo descrever a alegria que estou sentindo”, relatou.
Os cursos
Durante o curso de Panificação e Confeitaria Caseira, as alunas puderam aprender técnicas para a manipulação e produção de pães caseiros, biscoitos, bolos e salgados. Já a oficina de Hortaliças contemplou conhecimentos sobre agricultura familiar, técnicas de plantio, utilização de materiais de baixo custo e recicláveis trazendo benefícios para a comunidade e para a própria natureza.
Os cursos foram ministrados pelo projeto ‘Arte Fora da Caixa’, circuito de intervenções que leva cultura, arte e cidadania para comunidades afastadas, com foco no resgate do convívio entre os moradores e ações que oportunizam lazer, desenvolvimento e fortalecimento da economia e produção criativa local.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos