Interior

Início da quadra chuvosa exige cuidados antes, durante e depois das chuvas

Alerta é da Defesa Civil de Arapiraca Entenda o que fazer e quais órgãos pode acionar em caso de urgência

Por Ascom Arapiraca 26/04/2023 19h01 - Atualizado em 27/04/2023 00h17
Início da quadra chuvosa exige cuidados antes, durante e depois das chuvas
Defesa Civil de Arapiraca alerta para a quadra chuvosa - Foto: Seinfra Arapiraca

A quadra chuvosa alagoana está prestes a começar e deve persistir até meados de agosto. Em 2023, a previsão meteorológica é que o período deve trazer um volume de chuvas acima da média, incluindo na região agreste do estado. Pensando nisso, a Defesa Civil Municipal de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, faz um alerta e orienta a população sobre os cuidados necessários para a época.

Antes das chuvas, a prevenção é fundamental. “É importante identificar se a sua residência está na área de risco, e isso pode ser feito consultando a Prefeitura. Se tiver conhecimento de algum bueiro entupido ou destampado, também é fundamental comunicar à gestão municipal”, orienta o secretário da pasta, coronel Enio Bolivar.

Outra dica é que a população não descarte lixos e resíduos fora dos locais adequados, pois eles podem ser levados pelas enxurradas e provocar o entupimentos das bocas de lobos, o que contribui para as cheias. Durante as chuvas, os arapiraquenses em maior risco devem desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Também é importante que os moradores limpem as calhas, ralos e telhados para evitar entupimentos e infiltrações.

Após as chuvas, a população deve estar atenta para evitar contato com água de enxurradas e córregos, pois ela pode estar contaminada e causar graves doenças, como hepatite e leptospirose. Além disso, é importante evitar trafegar em locais alagados, pois a força da água pode causar acidentes e afogamentos.

Pensando nessa segurança, a Secretaria Municipal de Ordem Pública reforça os telefoneis úteis à população:

Defesa Civil – 199

Polícia Militar – 190

SAMU – 192

Corpo de Bombeiros Militar – 193

Polícia Rodoviária Federal – 191

Polícia Civil – 197