Interior
Mutirão de limpeza retira mais de 142 kg de resíduos sólidos de praia em Japaratinga
Dados da ação serão integrados em painel do Ministério do Meio Ambiente (MMA)
![Mutirão de limpeza retira mais de 142 kg de resíduos sólidos de praia em Japaratinga](http://img.tribunahoje.com/BrUXwHgrWTYNRAKfIZ6nZC3pkRA=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/residuos-mutirao-limpeza.jpg)
Junto com a comunidade local, a concessionária Verde Alagoas coletou mais de 142 quilos de resíduos, que foram descartados de maneira incorreta, durante o mutirão de limpeza na Praia do Centro, em Japaratinga. A primeira atividade do projeto “Verde em Ação”, no último sábado (25), contou com a participação de 60 (sessenta) voluntários e teve o apoio da Prefeitura, Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo do Estado.
De acordo com a Triagen, empresa responsável pela coleta dos recicláveis e não recicláveis, foram recolhidos 88 quilos (kg) de plásticos flexíveis, 4,5 kg de garrafas do tipo PET, 16 kg de plásticos rígidos, 6 kg de papel, 2 kg de metal ferroso, 8 kg de vidro, 2,6 kg de madeira, 6 kg de orgânico, além de 0,4 kg de alumínio e 0,3 kg de descartáveis de uso higiênico. A areia também foi contabilizada na medição, resultando em 9 kg de coleta.
A reciclagem e/ou reaproveitamento será o destino final dos resíduos. Os dados obtidos na ação serão catalogados pela Verde Alagoas no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, para integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.
"Isso aqui é preservação ambiental, é o nosso futuro e estamos investindo nisso. Nós temos esse compromisso nos 27 municípios atendidos pela Verde. Na ação, nossa equipe estava engajada para coleta dos resíduos na praia. Agradeço também a parceria da Prefeitura, que organizou essa ação junto com a empresa”, disse Alexandre Lopes, Diretor Presidente da Verde Alagoas.
A dinâmica dividiu os voluntários em duplas com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas pigmentadas, que protegem contra cortes e acidentes, sacos de lixos reforçados e camisetas do projeto para identificação de todos os participantes. Na ação, os grupos foram orientados para coleta nos dois lados da praia do Centro, com intuito de chegar nas áreas mais afetadas pelos resíduos, como a região do Mangue.
" Foi uma ação fundamental para discutir o compromisso ambiental com o nosso município. A prefeitura faz uma limpeza diária na região, todas as manhãs, para proteger o mar, só que ainda sobra uma grande quantidade de pequenos resíduos que conseguimos retirar com a ajuda dos voluntários”, acrescenta Paulo Sérgio, Secretário de Meio Ambiente, de Japaratinga.
A praia do Centro foi escolhida pelo “Verde em Ação” por sua proximidade com as comunidades locais, além de ser um atrativo para os turistas na alta temporada. Essa atividade foi dedicada a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos, em alusão ao Dia Mundial da Água, que amplia a discussão sobre esse tema.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
4Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
5Dano moral
Após saldo 'bilionário' negativo, mulher vai buscar indenização