Interior

Avenida do Futuro, nova Ceci Cunha volta a ser protagonista do crescimento de Arapiraca

Com mais de 2 km de extensão, avenida ganhou novos contornos e atrativos para moradores e visitantes

Por Redação 27/03/2023 14h27 - Atualizado em 27/03/2023 23h54
Avenida do Futuro, nova Ceci Cunha volta a ser protagonista do crescimento de Arapiraca
Repaginada, avenida também recebeu novo paisagismo - Foto: Assessoria


Historicamente povoada por grandes casarões, pertencentes aos barões do fumo da década de 80, a avenida deputada Ceci Cunha, localizada em Arapiraca, volta a ganhar protagonismo no ramo imobiliário da cidade. Elo de ligação entre a conhecida Folhinha, marco da comunidade Rotary e a praça Lions, do Clube de serviços homônimo, , ela faz girar outra vez a dinâmica de desenvolvimento da região.

Mas antes onde haviam as grandes e espetaculares mansões de moradia, pauta inclusive de programas jornalísticos de rede nacional, o local ganha contornos de especulação imobiliária para novos empreendimentos comerciais e até arranhas céus. A mudança vem ocorrendo gradativamente, mas o impulso maior chegou com a reforma da praça central, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, que redesenhou a rota de veículos e deixou o espaço mais bonito, agradável e atraente.
“ Ela agora é nosso Corredor Gastronômico, e tem atraído além de investimentos, muitos turistas, vindos também pela Área Verde, localizada nessa região”, falou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Lira.

Com extensão de aproximadamente 2 quilômetros, a avenida chegou a se chamar Coronel Wilson Santa Cruz, até ganhar o nome da deputada federal, Ceci Cunha. Durante anos, devido ao paisagismo moderno e arquitetura arrojada das casas construídas foi apelidada de avenida do Futuro. “ Antes ela era entrada obrigatória da cidade. As mudanças da duplicação da AL 110 diminuíram o tráfego, mas ela resistiu ainda imponente e atraente”, falou o consultor imobiliário Kelton Lucas.

Com o declívio de algumas atividades, as mudanças de comportamento familiar e de moradia, além da chegada dos grandes condomínios, muitos dos casarões ficaram abandonados, com nítida falta de manutenção. “ Manter casas tão grandes além de inviável economicamente, ficou em desuso. As pessoas agora querem casas mais práticas, seguras e até certo ponto, compactas”, falou a arquiteta Carolina Pereira.

As mudanças de hábitos viraram oportunidade, sobretudo para aquela área, com grande densidade populacional. Assim, a antiga conhecida da região Agreste, a avenida Ceci Cunha ganhou novos contornos e atrativos, numa repaginada difícil para alguns locais em grandes centros urbanos, que sucumbem ao abandono e as depredações. “ Mais velha, mais bonita e mais valorizada. Parece uma fênix, mas é a nossa avenida ganhando mais tempo para a frente. Ela é o futuro quando se fala em investimento, literalmente”, falou Kelton.

Novas praças

Com a reinauguração da Lions, do próprio corredor central, a Ceci Cunha ainda terá muito o que comemorar. A expansão da Área Verde - que já ganhou melhorais em sua extensão - está prevista para acontecer ainda nos próximos meses. “ O prefeito Luciano Barbosa reconhece a importância dessa região, sobretudo porque temos aqui uma vasta e rica área de Natureza, com espécies de árvores em toda essa extensão e nos espaços ocupados pela área verde. Preservar e manter tudo isso é uma grande obra de sustentabilidade ambiental”, comentou o secretário Roany Isidoro, de Infraestrutura.