Interior

Mostra Curta Pilar: estudantes da rede pública prestigiam filmes em mostra infantil

Foi um momento em que os pequenos puderam aprender mais um pouco sobre o mundo através do cinema

Por Ascom Pilar 25/03/2023 17h17
Mostra Curta Pilar: estudantes da rede pública prestigiam filmes em mostra infantil
Foi um momento em que os pequenos puderam aprender mais um pouco sobre o mundo através do cinema - Foto: Mariel Matias/Omni Audiovisual

Cerca de 150 estudantes de três escolas da rede de ensino de Pilar foram ao Cine Pilarense, nessa sexta-feira (24), para prestigiar a mostra infantil. As cadeiras do cinema estavam todas lotadas de crianças e coordenadores pedagógicos das unidades, que prestavam atenção em todos os detalhes nas imagens sobre a tela.

Foi uma tarde diferente de lazer em que os pequenos, de idade entre 9 a 11 anos, puderam aprender através da cultura e do cinema. A sessão foi banhada de euforia e curiosidade, com a distribuição gratuita de pipoca.

O idealizador e realizador da mostra, Alex Zampielly estava presente na ocasião. Ele contou que os alunos foram bem receptivos à mostra.

"Foi muito bom poder ver o brilho nos olhos dos estudantes, ver que eles estavam entendendo a história. A educação pode transformar as pessoas, como também a cultura, e a partir dessa relação podemos transformar realidades. Acho que foi plantada uma sementinha neles depois desse dia", disse Alex Zampielly.

Os curtas-metragens exibidos foram "Trincheiras", de Paulo Silver e o "Tambor ou Bola", de Sérgio Onofre. Ambos os filmes são de temática infanto-juvenil e retratam a relação entre a tecnologia e a infância, a importância da imaginação e do brincar, e como isso pode contribuir para a fluidez da criatividade humana.

A estudante Naira Oliveira, de 11 anos, da Escola Municipal Renato de Mendonça, comentou que adorou os filmes e a organização do evento.

"Eu gostei do primeiro filme, achei muito bom. O segundo filme também adorei. Os dois foram espetaculares. Estava tudo lindo. As coisas muito organizadas, amei tudo. Espero que tenha mais eventos como esse, que tenha vários, porque esse foi espetacular", contou a estudante, que também disse, toda risonha, que amou a pipoca.