Interior

Praia de Japaratinga recebe mutirão de limpeza no sábado (25)

Por Assessoria 21/03/2023 12h00 - Atualizado em 21/03/2023 15h53
Praia de Japaratinga recebe mutirão de limpeza no sábado (25)
Ação organizada pela Verde Alagoas tem parceria da ONU, Prefeitura de Japaratinga e Governo do Estado - Foto: Assessoria

O que não acaba no lixo pode acabar no mar. Em conscientização sobre a responsabilidade ambiental, a concessionária Verde Alagoas escolheu o município de Japaratinga, no Litoral Norte, para o primeiro mutirão de limpeza do projeto “Verde em Ação”. A mobilização faz parte da semana da água, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação acontece no próximo sábado (25), às 8h, na praia do Centro.

O mutirão tem parceria da ONU, Prefeitura de Japaratinga e Governo de Alagoas. A ação estima a participação de 100 (cem) voluntários. A praia do Centro foi escolhida pelo projeto por sua proximidade com as comunidades locais, além de ser um atrativo para os turistas na alta temporada. A ação terá um ponto de apoio na Praça dos Idosos, com distribuição de água, luvas de proteção e sacos plásticos para coleta dos resíduos, além das coordenadas para atividade.

De acordo com estatísticas da ONU, caso a tendência continue, até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, já que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Apenas no Brasil, mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados de maneira incorreta.

“Temos um papel importante para desempenhar na redução de resíduos sólidos, que são descartados de maneira irregular, poluindo o nosso bem mais precioso, que é a água. Esse tipo de ação não deve ser apenas pontual, pode seguir em nossas próprias vidas e locais de trabalho”, disse Alexandre Lopes, Diretor Presidente, da Verde Alagoas.

Essa é a primeira atividade do Verde em Ação, que é dedicada a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos, oferecendo qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas. Neste sábado (25), o mutirão será aberto para participação do público em geral. A atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, que amplia a discussão sobre esse tema.

A comunidade escolar do município também irá participar do mutirão de limpeza, com a supervisão de professores e equipes da concessionária. Mais de 30 (trinta) crianças terão a oportunidade de aprender sobre a importância da sustentabilidade, como fazer o descarte correto de materiais descartáveis e entender o impacto do desperdício de água, como também o uso consciente.

Os dados obtidos na ação serão catalogados pela Verde Alagoas no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, para integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. O projeto também está registrado na agenda da ONU e pode ser conferido por meio do link: https://sdgs.un.org/partnershi... ação terá início a partir das 8h, na praia do Centro, atrás da Praça dos Idosos, em Japaratinga. Os interessados não precisam fazer inscrição. O ponto de apoio terá profissionais para guiar e explicar a atividade. Participe!

Serviço

Ação: Mutirão de Limpeza, na Praia do Centro, em Japaratinga
Organização: Verde Alagoas
Parceiros: ONU, Prefeitura de Japaratinga e Governo de Alagoas
Data: Sábado, 25/03/2023
Horário: A partir das 8h