Interior

Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira (21)

Ação ocorre das 8h às 16h, no centro da cidade, e visa manter estabilizado o estoque do Hemocentro

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau/AL 21/03/2023 01h07
Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira (21)
Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 e 69 anos - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue nesta terça-feira (21), das 8h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca. A ação itinerante tem o objetivo de manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender à demanda transfusional dos hospitais do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Os voluntários que desejarem se candidatar à doação de sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, portar um documento de identificação com foto e ter boa saúde. Estes são os pré-requisitos básicos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS).

A doação de sangue é proibida para os voluntários diagnosticados com doença de Chagas, Aids e sífilis, bem como, aqueles que contraíram hepatite após os 11 anos de idade. Com relação aos impedimentos temporários, é vedada a doação de sangue pelo período de 12 meses para as pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing.

Repetição

No caso das pessoas que já são doadoras de sangue e desejam repetir o procedimento, também há exigências a serem seguidas. No caso das mulheres, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 90 dias; já no caso dos homens, a pausa é de 60 dias.

"Para as pessoas que tenham contraído a Covid-19, a doação só pode ser feita após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Se a pessoa teve apenas contato com uma pessoa doente, mas não adoeceu nos sete dias posteriores, está liberada para doar", ressaltou a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.