Interior

Programa de inovação deve atender 330 propriedades rurais em Alagoas

ALI Rural será lançado na quinta-feira e pretende cobrir 88 dos 102 municípios

Por Sebrae/AL 20/03/2023 10h43
Programa de inovação deve atender 330 propriedades rurais em Alagoas
Levar desenvolvimento sustentável a diversas cadeias produtivas do agronegócio alagoano é uma das missões do programa - Foto: Divulgação

O Programa ALI Rural, ainda inédito no estado, será lançado pelo Sebrae Alagoas na próxima quinta-feira (23), às 8h, dando início a uma série de ações para levar inovação e desenvolvimento sustentável para os produtores e produtoras do agronegócio alagoano. O lançamento será durante o evento Onboarding: bora transformar os pequenos negócios?, na sede do Sebrae Alagoas, no Centro de Maceió.

O ALI Rural deve ter uma área de cobertura que alcança 88 dos 102 municípios de Alagoas. Para atender todo esse território, serão destinados 22 agentes locais de inovação, ficando cada um deles responsável por acompanhar 15 propriedades rurais – totalizando 330 propriedades assistidas.

O Sebrae mapeou os municípios de forma a contemplar as quatro principais regiões do estado – Sertão, Agreste, Litoral e região metropolitana de Maceió. Nessas localidades, durante oito meses, um agente local de inovação vai realizar um diagnóstico, apresentar soluções, acompanhar a aplicabilidade realizada pelo produtor rural ou empresário e mensurar os resultados por meio do aumento do faturamento e/ou redução dos custos.

“Serão dez encontros, sendo oito individuais (indo até a propriedade rural) e dois coletivos, com produtores da região. O ALI Rural aplicará uma metodologia que permite conhecer as deficiências da propriedade, seus pontos fracos e com isso levar e sugerir soluções que estejam sob medida para a propriedade”, revela Jacqueliny Martins, analista do Sebrae Alagoas.

Para participar do ALI Rural, o produtor deve observar algumas condições e atentar para os prazos porque as vagas são limitadas. “Ele deve possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) ativos, o Número de Identificação do Cadastro Rural (NIRF), agroindústrias rurais com CNPJ e assinar o Termo de Adesão”, explica a analista.

O ALI Rural teve sua fase piloto iniciada no ano passado por alguns estados. Essa primeira fase do programa terminou em fevereiro passado nos estados participantes. Devido ao sucesso no atendimento aos produtores rurais, o Sebrae Nacional abriu o ciclo para os outros estados do país. “Esse nosso aqui em Alagoas vai ser o começo de tudo. Nossos agentes locais de inovação, que vão atender os produtores, entraram através de edital e agora eles foram convocados”, conta a analista da UCD.

A participação no ALI Rural é sem custo para o produtor, 100% subsidiada pelo Sebrae. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no número (82) 99992.3968.