Interior

Com emoção, Raízes de Arapiraca lança 15ª edição

Por Assessoria 19/03/2023 22h00
Com emoção, Raízes de Arapiraca lança 15ª edição
O evento de lançamento ocorreu neste domingo (19) no Cinesystem no Arapiraca Garden Shopping e contou com a presença dos homenageados e familiares, além do prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Passado, presente e futuro unidos. A história de Arapiraca contada pelos próprios personagens que conduziram o desenvolvimento do município ganhou ênfase com o lançamento da 15ª Edição do projeto Raízes de Arapiraca. Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, o projeto ultrapassou a marca de 250 documentários editados, sendo o maior projeto etnográfico do mundo neste gênero.

O evento de lançamento ocorreu neste domingo (19) no Cinesystem no Arapiraca Garden Shopping e contou com a presença dos homenageados e familiares, além do prefeito Luciano Barbosa.

Nesta edição, 15 personalidades que colaboraram para a construção de Arapiraca foram homenageadas. Aos 87 anos de vida, "seu" José Correia Lima, o Zé Lima, contou que ficou emocionado.

"São 87 anos de muita luta e trabalho", afirmou. "Fiquei muito feliz com o convite do deputado Ricardo Nezinho e gostaria de parabenizá-lo pelo projeto tão maravilhoso sobre a história de tanta gente que colaborou e ainda colabora com Arapiraca", explicou.

Ana Lúcia Lima, filha do Zé Lima, revela que a família ficou muito feliz e que a história do pai ficará eternizada. "Ele é memória viva de tudo. Tenho certeza que a experiência de vida dele vai contribuir para o futuro da cidade", garantiu.

Uma das fundadoras da Pestalozzi Arapiraca, dona Vanilza Freire, de 71 anos, também fez parte desta edição do Raízes. Movida pelo amor, pelo carinho e pela dedicação ao engrandecimento de Arapiraca, ela também foi uma das fundadoras do Grupo Espírita André Luiz.

"Tenho orgulho de ser filha de Arapiraca. Colaborei na fundação da Pestalozzi, com muito amor e que, atualmente, continua beneficiando centenas de famílias. A gente não conhece a história, os detalhes da história da cidade. A partir do projeto Raízes de Arapiraca, os nossos filhos e netos vão poder conhecer as pessoas que construíram esta linda cidade", disse Vanilza.

"Com muita alegria a gente presenteia Arapiraca com mais documentários. O projeto é um aprendizado de vida. São personagens que viveram e superaram as dificuldades, e agora têm a oportunidade de transmitir a experiência e sabedoria para outras gerações.

Além disso, mostra como Arapiraca é acolhedora. 85% das pessoas que iniciaram a história de Arapiraca vieram de outros municípios e estados. Ao chegar aqui tiveram amor por esta terra de tal forma que fizeram Arapiraca, com apenas 98 anos, ser a segunda maior cidade de Alagoas", disse o deputado estadual Ricardo Nezinho, idealizador do Raízes de Arapiraca.

"Ricardo fez algo maravilhoso, que foi dar protagonismo histórico ao povo. O Raízes é a história contada por quem construiu a cidade de Arapiraca, cada um na sua profissão. Ricardo é apaixonado pela história das famílias. Desde familia dele que tem uma belíssima história, construída com Dona Paula e o deputado Nezinho. Ricardo sempre teve este brilho no olhar quando o assunto é história. E ele dá este lindo presente para Arapiraca, que está prestes a completar cem anos", explicou o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

"A presença do Luciano é um presente. Ele é um divisor de água dos gestores de Arapiraca. Homem de bem, visionário, empreendedor e um grande amigo", comentou Ricardo Nezinho.

Assista aos documentários do Raízes no Youtube: Raizes de Arapiraca
Confira a lista dos homenageados na 15ª Edição do Raízes de Arapiraca:
Jacinta de Oliveira Santos (Jaci) - A Escrevente de Certidões
José Evilásio Amorim de França - O Bioquímico
Pedro Macedo Brito (Pedrinho) - O Cafezal da Infância
Maria de Lourdes Vieira Santos (Professora Lourdes) - Arte Primorosa
José Correia Lima (Zé Lima) - O Gerente de Talento
Marizete Evaristo da Silva - Eva do Mar
Izabel Belarmina da Silva - A Princesa e o Lord
Berenice Miranda Neto (Bere) - A Supervisora Educacional
Luiza Maria Santos de Andrade (Nena do Luiz Santos) - A Pianista e a Psicologia
Maria de Lourdes Carvalho de Oliveira (Lurdinha) - O Olhar Esplêndido Para Sabedoria
Manoel Messias dos Santos - O Diácono Batista
João Francelino de Melo (João Boró) - O Ouro Negro
José Antônio de Melo (Zé Pastora) - O Associativista Comunitário
Vanilza Freire Pereira - A Psicologia do Amor
Rosa Pereira da Silva - O Cotidiano Histórico