Interior
Arapiraca: escola produz por mês 1 tonelada de alimentos
Unidade da rede municipal de ensino apresenta aos alunos agroecologia com aulas práticas para produção alimentar

Uma escola que utiliza como ferramenta pedagógica as aulas práticas de agricultura, baseada na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos.
Esse é o propósito maior do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral Adalberto Saturnino de Almeida (CAETI 5), localizado no bairro Batingas, em Arapiraca, que ao longo de sua história teve o seu desenvolvimento econômico e social baseado na agricultura familiar.
Em um terreno com três hectares, ou seja, mais de 10 mil metros quadrados, dezenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino aprendem a plantar, colher e comercializar alimentos agroecológicos, a exemplo de hortaliças, frutas, ovos, peixes e galinha caipira.
A produção mensal é de mais de uma tonelada. Os alimentos são destinados para a merenda escolar, o restaurante público Jerimum e as creches da rede municipal de ensino.
A Escola de Campo coloca Arapiraca como referência no Brasil na prática da educação agroecológica e de uma agricultura com alimentos livres de defensivos químicos.
A superintendente Wanessa Pinheiro conta que, na horta escolar, os professores contextualizam todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula com os alunos, seja na matemática, português, ciências, meio ambiente, de forma prática no campo”, explica.
As aulas também incluem a Feirinha Pedagógica na qual as crianças levam para as barraquinhas toda a produção para ser comercializada através de uma moeda social pedagógica, implantada na própria escola e que funciona como ferramenta no ensino da matemática financeira.
Espaço revitalizado e modernizado
O espaço onde funciona a Escola de Campo de Arapiraca foi totalmente revitalizado e ampliado. Nesta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Educação, Eliete Rocha, participaram a entrega dos novos equipamentos agroecológicos, a exemplo do aviário, o minhocário, tanque para criação de peixes, uma estufa com 252 metros quadrados, com cobertura ANTI UV para a proteção de raios ultravioleta, além de pavimentação completa, colocação de calçadas, praças e rampas com acessibilidade e sistema de iluminação em LED.
“Esse trabalho permite a educação e aprendizado, tanto de alunos como também de agricultores familiares do nosso município, promova hábitos de vida saudáveis, por meio de práticas simples e de defesa do meio ambiente”, acrescentou Wanessa Pinheiro.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo