Interior

Mineração Vale Verde promove ambiente cada vez mais diverso e inclusivo

Projeto social Empreendedorismo Feminino foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Por Assessoria 09/03/2023 22h27
Mineração Vale Verde promove ambiente cada vez mais diverso e inclusivo
Projeto foi destaque em reportagem nacional - Foto: Reprodução

Uma nova história se faz no dia a dia, não só no mês de Março. Nesta quarta-feira (8), reverencia-se o Dia Internacional da Mulher e, na Mineração Vale Verde (MVV), esta pauta vem sendo tratada em várias frentes — tanto junto às empregadas da empresa, como junto às moradoras da região onde a MVV está inserida.

Na Mina Serrote, situada entre as cidades de Craíbas e Arapiraca, as empregadas mulheres, efetivas e prestadoras de serviço, têm um papel fundamental para a caminhada de desenvolvimento e sustentabilidade no Agreste alagoano.

O Grupo Appian Brazil, fundo de investimentos mantenedor da MVV, está iniciando o Programa de Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento, e segue comprometido diariamente em ser um ambiente cada vez mais favorável às nossas vozes femininas.

Dar os créditos, ouvir, apoiar, respeitar e incentivar mais mulheres na liderança é de suma importância nesse processo de autoafirmação delas. Portanto, estejamos sempre juntas(os) na valorização, nas conquistas e na igualdade de direitos.

É o que acredita a analista administrativa da Gerência Geral de Operação da MVV, Larissa Oliveira. Ela explanou sobre a forma que se vê como mulher, trabalhando na mineração, um ambiente onde predomina a atuação masculina.

“Em um outro momento da minha vida, trabalhar em um espaço majoritariamente masculino já foi um pouco desconfortável, no sentido de segurança, confiança e voz. Na MVV, não me sinto assim. Hoje, com as pequenas transformações diárias da sociedade e um maior aprendizado próprio, acredito que ser mulher e ocupar um espaço considerado masculino é, inclusive, necessário. E se posicionar, com intencionalidade, é um dos passos para a construção de um lugar equitativo e de respeito para com a mulher, pois os ambientes, sejam eles corporativos ou sociais, devem ser ocupados por todos e todas. E todos, tanto homens quanto mulheres, podem, sim, ser protagonistas”, pontua ela, que é também integrante ativa do Comitê Roda com Elas, da MVV.

O Roda com Elas é um grupo formado por mulheres da MVV, a fim de promover o diálogo aberto para a construção de uma mineração cada vez mais plural, respeitosa e inclusiva. O intuito, inicialmente, foi discutir assuntos relacionados aos desafios enfrentados pelas empregadas mulheres, dentro e fora do ambiente corporativo.

Agora, o comitê ampliou seu alcance chegando até às moradoras vizinhas ao empreendimento, com o programa social “Roda com Elas na Comunidade”.

Os encontros vêm ocorrendo mensalmente, com palestras de especialistas, desde o segundo semestre do ano passado, a respeito de Saúde Mental, Lei Maria da Penha, Saúde (câncer de mama, prevenção de gravidez, IST/Aids) etc. O “Roda com Elas na Comunidade” renderá, ainda, um documentário com depoimentos das mulheres envolvidas e o acompanhamento das oficinas, cujos temas relacionados tratam sobre empoderamento, saúde da mulher e acessibilidade a direitos.

Segundo Larissa Oliveira, que tem formação acadêmica em Sociologia — e, desse modo, um olhar ainda mais apurado para as dinâmicas sociais ao longo das últimas décadas —, a abertura do Grupo Appian Brazil para pautas como essa “demonstra um novo nível de maturidade enxergada pelo mundo corporativo, que impulsiona a transformação social do nosso dia a dia profissional, o qual também é refletido em casa, quando cada empregado ou empregada retorna ao seu lar e pode aplicar aquilo que foi aprendido em suas relações familiares. Levando isso agora à comunidade, esse debate chega na outra ponta, deixando um legado positivo da nossa empresa na região. Antes de ser mãe, filha, esposa ou profissional, precisamos lembrar que somos mulheres. Antes de tudo, mulheres. Precisamos nos posicionar diante do mundo que nos foi imposto ao nascermos, dentro desse espectro patriarcal. Cabe a nós, de forma conjunta, mudarmos este cenário”.

Esta autovalorização é essencial para o empoderamento de todas. Por isso, a MVV investe tanto neste olhar para si destas mulheres, dentro do "Roda com Elas na Comunidade", a fim de que criem suas próprias narrativas de vida, sem depender de olhares externos para se afirmarem como são.

Também nesta quarta (8), a empresa reuniu, em sua Área de Convivência Umbuzeiro, todas as empregadas e prestadoras de serviço da Mina Serrote para um bate-papo especial com a consultora educacional Cícera Lopes. O tema foi “Autoestima e Autocuidado da Mulher”, elementos fundamentais para promover a saúde feminina em todos os seus aspectos — físico, mental e psicossocial.

“Geralmente escutamos ‘Ah, só a mulher tem dia! Quando é o Dia do Homem?’. Se pararmos para refletir, é justamente essa a importância de se comemorar o dia 8 de Março. Historicamente, podemos perceber que os homens todo dia têm pequenos privilégios que não são dados na mesma medida às mulheres. É preciso lembrar que a mulher ocupa um espaço tão expressivo quanto qualquer homem, se não mais, devido a tantos papéis que representa na sociedade. O 8 de Março nos serve para dizermos que ‘Sim!’: nós estamos aqui. Ocupamos cadeiras, lideramos times e famílias, estamos ativas no ambiente de trabalho, em casa e onde quisermos estar”, finaliza a analista administrativa e integrante do Roda com Elas, Larissa Oliveira.

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Outro braço do envolvimento da MVV nesta pauta de empoderamento é um que envolve 19 líderes de família de Craíbas, a maioria delas antes dependentes financeiramente de seus companheiros.

Iniciado em 2020, em plena pandemia da COVID-19, o projeto social Empreendedorismo Feminino é um claro exercício na prática de que, dar oportunidade às mulheres, é o caminho para sua independência financeira — e socioemocional.

Nesta segunda (6), esse projeto foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, do grupo Globo, conceituada plataforma que evidencia empreendedores(as) que apresentam propostas diferenciadas na geração de emprego e renda.

A matéria especial destaca a união do grupo e o protagonismo das mulheres da nossa região, agora com um novo emprego, não dependendo mais apenas da agricultura (leia na íntegra clicando aqui: http://glo.bo/3ZMsmA8).

Incentivadas pela MVV a partir de cursos profissionalizantes, em 2022, elas abriram a loja Empório Craibense trazendo iguarias culinárias com foco em produtos do Agreste alagoano, como bolos, tortas, salgados e geleias.

O Empório Craibense está situado na Rua 23 de Setembro, próximo à Câmara de Vereadores de Craíbas. O local funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Para mais informações, acesse o Instagram oficial da loja: @emporio.craibense.

Essa notoriedade em âmbito nacional do projeto social é fruto de um trabalho sério e relevante da MVV na região onde o ativo opera, impulsionando e acreditando no sonho e no potencial inerente da mulher agrestina.

Portanto, neste Dia Internacional da Mulher, a Mina Serrote parabeniza as suas colaboradoras pela presença marcante dentro da empresa, diante do destaque na execução de suas funções e pela força construtiva no dia a dia, além de celebrar essa mesma potência nas moradoras da região onde a empresa de beneficiamento de concentrado de cobre está inserida.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado na Bahia – e a MVV – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.

Tags: