Interior

Incra autoriza uso de áreas de assentamentos para ampliar linhas em Alagoas

Por Assessoria 01/03/2023 10h43
Incra autoriza uso de áreas de assentamentos para ampliar linhas em Alagoas
Reunião para tratar dos procedimentos ocorreu na sede da Superintendência do instituto, em Maceió - Foto: Assessoria

A autorização de áreas federais do Incra para instalação de novas linhas de distribuição elétrica pela Equatorial Energia vai beneficiar dezenas de municípios de Alagoas. A reunião para tratar dos procedimentos para essas obras ocorreu nessa terça-feira (28/02), na sede da Superintendência do instituto, em Maceió.

O coordenador Fundiário da Equatorial, Alexandre Paiva, foi recebido pelo superintendente do Incra, César Lira, e sua equipe técnica para discutir prazos, prioridades, documentação necessária e contrapartida para as áreas de assentamento.

As novas linhas de distribuição anunciadas pela Equatorial se referem aos trechos Matriz de Camaragibe – Costa dos Corais, que vai passar pelo assentamento Jubileu 2000, em São Miguel dos Milagres; Angelim (PE) – Viçosa (assentamento Dourada, em Viçosa) e Porto Calvo – Maragogi, município onde as linhas vão passar pelos assentamentos Aquidabam e Samba.

"A instalação dessas novas linhas trará benefícios não apenas para os assentados, mas também para a população dos municípios e das regiões", informou Lira.

De acordo com o superintendente do Incra, haverá impactos positivos nos aspectos econômico e social, em razão da melhoria da qualidade do fornecimento de energia. Ele cita como exemplo os resultados para o setor turístico dos municípios litorâneos de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, cidades que estão entre os destinos mais procurados do estado.

César Lira destacou também que as contrapartidas para as famílias assentadas foram discutidas e apontou a instalação da energia trifásica a partir das linhas de alta-tensão como algo fundamental para os assentamentos.

"Atualmente, há constatação de quedas frequentes de energia elétrica em muitos assentamentos e isso traz prejuízos à produção. Então, ao mesmo tempo em que a energia trifásica vai possibilitar a aquisição de equipamentos mais modernos, também vai trazer melhorias na telefonia e no acesso à internet, hoje em dia tão importantes na vida do agricultor."

O trabalho da Equatorial na região Norte vai resultar na construção da subestação Costa dos Corais, no município de Porto de Pedras. Quatro novas linhas de distribuição vão alcançar e beneficiar também os municípios de Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Japaratinga, Maragogi, Jacuípe e Jundiá. Isso vai se configurar num reforço à subestação de Matriz de Camaragibe.

A linha de distribuição entre o município pernambucano de Angelim e Viçosa vai reforçar a subestação existente nesse município alagoano, que já atende também a Chã Preta e Mar Vermelho.