Interior

Maternidade do HRN realiza mais de 630 partos em seis meses de funcionamento

Unidade garante assistência obstétrica humanizada para alagoanas que residem nos nove municípios da II Região de Saúde

Por Suely Melo / Ascom Sesau 28/02/2023 16h06
Maternidade do HRN realiza mais de 630 partos em seis meses de funcionamento
Com assistência humanizada em partos, maternidade do HRN conta com 30 leitos obstétricos - Foto: Arquivo Pessoal

Inaugurada há seis meses, a Maternidade do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, já realizou 637 partos, sendo 218 cesáreas (34,2%) e 419 normais (65,8%), o que representa uma média mensal de 108 procedimentos. A unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi inaugurada no dia 30 de agosto do ano passado, e conta com uma estrutura de ponta, assegurando assistência obstétrica humanizada para as alagoanas que residem nos nove municípios da II Região de Saúde, localizada no Litoral Norte alagoano.

Uma das mamães que teve o seu parto realizado na Maternidade do HRN foi a enfermeira Laís Pereira, de 29 anos. Ela deu à luz a segunda filha, Esther Victoria, que nasceu de um parto cesariano em janeiro deste ano. Laís relata que foi muito bem atendida por todos os profissionais envolvidos em seu procedimento obstétrico e recebeu alta após 48 horas do nascimento do seu bebê. “Eu tive uma experiência maravilhosa de meu parto ter ocorrido na Maternidade do Hospital Regional do Norte. Não tenho palavras para descrever, desde a recepção até a saída eu fui muito bem tratada. A equipe de multiprofissionais a todo o momento estava lá para dar assistência não só a mim, mas a todas as pacientes que estavam internadas lá”, relatou a mamãe da pequena Esther.

Laís Pereira salientou, ainda, que durante o período em que esteve internada para dar à luz, “fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e médicos faziam visitas constantes em nosso quarto, perguntando como eu estava. Então, a experiência foi maravilhosa, não tenho o que falar. Até a preocupação do maqueiro de pegar a gente de cadeira de rodas, o cuidado com o bebê, o banho e as refeições. A experiência foi maravilhosa”, relata a enfermeira.

Regionalização

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a Maternidade do HRN foi mais um passo do projeto de regionalização da Rede de Saúde do Estado, iniciado em 2015. "Além dos cinco hospitais inaugurados em Maceió e dos três abertos no interior do Estado, incluindo o HRN, estamos ampliando a Rede Materna e Infantil e o primeiro passo se deu com a abertura da Maternidade do HRN. Por meio dela, é assegurada assistência obstétrica qualificada e humanizada, evitando que as gestantes com gravidez de baixo risco tenham que viajar até Maceió para darem a luz", ressaltou o gestor da saúde estadual.

A Maternidade HRN conta com salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de dispor de 30 leitos, Pediatria e Neonatologia. No equipamento de saúde são realizados partos normais e cesarianos, curetagem e emergências obstétricas. O Hospital Regional do Norte é referência para a região Norte do Estado e funciona como porta aberta para baixo risco. Além de Porto Calvo, a unidade beneficia a população das cidades próximas, como Paripueira, Barra De Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Jundiá, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

O diretor do HRN, Sidcley Peixoto, enfatiza que a maternidade é de suma importância para a região, pois, antes dela, várias mamães tinham que ir à capital alagoana para terem seus filhos. “Hoje as mulheres do Norte podem ter seus filhos perto de suas casas, não precisam se preocupar em ir para Maceió com seus familiares e até ter gastos para poder ter seu o parto dos seus filhos realizado. A Maternidade do HRN tem proporcionado atendimento de qualidade e humanizado”, enfatizou.