Interior

Carnaval 2023 promete movimentar a economia de Coruripe

Pousadas e hotéis já estão com 100% dos leitos reservados

Por Ascom Coruripe 16/02/2023 10h11
Carnaval 2023 promete movimentar a economia de Coruripe
Pousadas e hotéis já estão com 100% dos leitos reservados - Foto: Ascom Coruripe

Após dois longos anos de espera por conta da pandemia da Covid-19, a alegria do carnaval voltará a tomar conta das ruas de Coruripe. As festividades oficiais começam nesta quinta-feira (15) e seguem até a terça de carnaval (21), com polos da folia espalhados por todo o município.

Além da expectativa de muita animação, os festejos de momo prometem movimentar bastante a economia da cidade. Ao longo do mês de fevereiro, todo o comércio foi decorado com muita cor e brilho para receber os clientes que já lotam as lojas de adereços e fantasias, roupas, bijuterias, moda praia, depósitos de bebidas, supermercados, açougues entre outros estabelecimentos.

Trade Turístico


Um setor que teve a economia superaquecida no período foi a rede hoteleira da cidade, de acordo com um levantamento da Superintendência de Turismo e Ordenamento Público, os 49 hotéis e pousadas do município já estão com 100% dos leitos reservados para todos os dias do festejo.

O superintendente de Turismo e Ordenamento Público, José Edson, frisou que o trade turístico do município está empenhado e preparado para receber os turistas, contribuindo para que o evento seja um sucesso.

“Estamos na expectativa que o nosso carnaval seja de muita tranquilidade e voltado para a alegria dos coruripenses e turistas. Nosso trade turístico está empenhado em receber bem e oferecer as melhores experiências a quem escolheu Coruripe como destino nesses festejos. Nossas praias estarão cobertas por guarda-vidas e bombeiros militares para oferecer mais segurança a todos, teremos um trabalho em conjunto com todas as secretarias para que tudo ocorra bem. O prefeito Marcelo e o vice José Éneas estão empenhados em fazer uma grande festa para todos”, enfatizou.

O proprietário do Pontal dos Sonhos Chalés, Pedro Paca é paulista, e escolheu o Pontal de Coruripe para viver após a aposentadoria, onde instalou seu empreendimento. Ele destaca que os investimentos realizados pela prefeitura no povoado têm contribuído diretamente para o aumento da procura por reservas.

“Coruripe é uma cidade linda e o Pontal tem belezas exuberantes, a exemplo da nossa praia do farol. Ao longo dessa gestão percebemos uma grande contribuição da prefeitura em melhorar a infraestrutura do local, diversas áreas foram revitalizadas, como o Beco do Amor, Beco do Pontal, a própria orla, o farol também passou por manutenção e está sendo feito também um melhor controle da sonoridade. Tudo isso é muito importante para atrair turistas. Nossa expectativa está muito boa para o carnaval, estamos com 100% dos nossos quartos reservados e ainda tem muita gente entrando em contato”, ressaltou.

Andrea Figueiredo, proprietária da Pousada Lua Tour no Pontal, ressaltou que há dias não tem mais quartos disponíveis e mesmo com a lotação a procura por vagas continua.

“Fechamos nossas reservas há alguns dias e mesmo assim a procura por vagas continua, gostaria de poder atender, mas felizmente estamos lotados. Com isso, nossa expectativa está a mil, pois sabemos que esse carnaval será um sucesso. Esperamos que seja de muita alegria, animação, mas também de muita paz e tranquilidade”.

Vendedores Ambulantes


No início de fevereiro a Secretaria Municipal de Cultura realizou um cadastramento de todos os vendedores ambulantes interessados em comercializar em eventos públicos, inclusive no carnaval. Ao todo, foram cadastrados 135 ambulantes que comercializarão seus produtos nas localidades informadas no ato do cadastro.

Maria José é dona de casa e vende cachorro quente na porta, decidiu se cadastrar para comercializar nos polos da folia, ela falou sobre a expectativa de vender pela primeira vez em eventos públicos.

“Vi na venda de cachorro quente uma possibilidade de melhorar a renda da família, pois só meu marido trabalha e temos 3 filhos. Vendo em casa e sempre tem boa saída, então decidi fazer o cadastro para vender na festa. É a primeira vez que vou vender em evento e minha expectativa é que seja um carnaval muito bom, de muita paz e muitas vendas para todos”, encerrou com um sorriso a vendedora.

O secretário de Cultura, Ricardo Curvelo, reforçou a importância do cadastramento como forma de garantir a segurança alimentar dos participantes dos eventos.

“Esse cadastro é importante para que tenhamos um mapeamento, ou seja, saber o que cada um irá comercializar e os locais onde venderão seus produtos. Além de definirmos responsabilidades em relação à segurança de quem estará participando dos eventos, uma vez que os ambulantes precisam se adequar às normas que são recomendadas pelos órgãos de segurança e vigilância sanitária”, finalizou.