Interior

Praia do Marceneiro é 1º destino do Mapa de Turismo na Rota Ecológica

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 04/02/2023 09h13
Praia do Marceneiro é 1º destino do Mapa de Turismo na Rota Ecológica
Praia em Passo era um reduto de antigos marceneiros especializados na construção de barcos pesqueiros - Foto: Divulgação

Diferente das badaladas praias do Toque, em São Miguel dos Milagres e Patacho, em Porto de Pedras, a Praia do Marceneiro, no município de Passo de Camaragibe, 95 quilômetros de Maceió, é um destino ainda pouco explorado, apesar do avanço dos condomínios e de novas pousadas, pois é o cenário ideal para quem procura descansar depois de uma longa semana de trabalho. O povoado do Marceneiro possui uma praia paradisíaca de areia branca, coqueirais, água quentinha e transparente, diversas piscinas naturais e várias atrações nos seus arredores. É possível conhecê-la através de um bate e volta, bem como se hospedando no final de semana prolongado.

A Praia do Marceneiro tem uma história muito interessante e peculiar. No início do século passado, essa praia era reduto de antigos marceneiros especializados na construção de barcos pesqueiros e com o passar do tempo o nome pegou e hoje a Praia do Marceneiro é um dos principais destinos ecológicos da Rota Ecológica, no litoral Norte. Na Praia do Marceneiro, além das belas piscinas naturais, é possível ver corais em suas águas cristalinas.

Considerada uma das praias mais belas da Rota Ecológica, é uma ótima opção para os que buscam tranquilidade e beleza natural para se admirar. De clima agradável, costuma atrair diversos turistas durante a alta temporada. Mas o restante do ano fica praticamente deserta, recebendo apenas algumas visitas durante os feriados e finais de semana. Conta com uma grande faixa de areia clara e fofa, o mar é calmo e de águas cristalinas, de maneira que é impossível resistir a um mergulho. Por conta de sua tranquilidade, é ideal para o banho para crianças e idosos, além de favorecer a prática de esportes náuticos, como vela. Cercada por coqueirais e algumas áreas de manguezais, a bela paisagem dessa praia se mantém praticamente intacta, pois ainda é pouco explorada pelo turismo.

Nos últimos anos, quando se falava em praia na Rota Ecológica, eram as praias do Toque e do Patacho. Quando se falava em pousadas, aquelas de charme da praia do Toque e aqueles de luxo da praia do Patacho, roubavam a cena. Aos poucos, novas praias foram sendo reveladas, como a do Riacho e Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres e do Marceneiro, no Passo de Camaragibe. E na praia do Marceneiro, além dos condomínios, novas pousadas estão ocupando lugar de destaque numa das regiões mais bonitas do Brasil.

Uma dessas pousadas é a Divino Milagre, estrategicamente localizada a apenas 3 minutos a pé de um dos trechos mais belos e desertos da praia, que oferece quartos antialérgicos, piscina ao ar livre e lounge compartilhado. Todos os quartos dispõem de varanda térrea com vista para a piscina. As opções de café da manhã continental e em buffet estão disponíveis diariamente na acomodação e fazem a diferença na hora da escolha.