Interior

Em Piranhas/AL, empresários se revoltam contra Carnaval que será no Centro Histórico da cidade

Alegam que toda aquela área será isolada, sobretudo sem acesso algum, para vans e ônibus trafegarem com turistas como parte do city tour

Por Edmílson Teixeira 26/01/2023 17h45 - Atualizado em 26/01/2023 17h58
Em Piranhas/AL, empresários se revoltam contra Carnaval que será no Centro Histórico da cidade
Entrada principal do Centro Histórico da Cidade - Foto: Internet

O fato de a Prefeitura de Piranhas/AL ter programado para este ano um mega Carnaval na parte histórica da cidade, revoltou parte dos empresários e profissionais do turismo. Alegam que toda aquela área será isolada, sobretudo sem acesso algum, para vans e ônibus trafegarem com turistas como parte do city tour. “Não somos contra o Carnaval, e sim com o seu formato” disse um empresário, dando conta de que a cidade dispõe de outros espaços específicos para grandes festas em sua parte alta, e que o Centro Histórico nesse período, tivesse sim, apresentação cultural com bandinhas de frevo, blocos de rua e outras apresentações típicas da época.

“Com a realização do Carnaval no Centro Histórico (tombado pelo Iphan desde 2003) turistas serão impedidos de fazer city tour para visitar o Centro de Artesanato e o Casario Histórico; embarcar e desembarcar para o famoso passeio da Rota do Cangaço, além de diversas famílias que têm food trucks, carrinhos de comida e artesanato, pois esses também estarão impedidos de comercializarem para dá espaço a um Camarote Vip destinado a quem pode pagar por ele” comentou o empresário, que pediu para não citar seu nome.

As informações são de que com esse cenário de folia, diversos cancelamentos já foram feitos. Somente um operador de turismo já amarga um prejuízo de mais de 19 mil reais por conta da realização do Carnaval no Centro Histórico no formato sugerido. Afirmam que outros empresários já estão contabilizando prejuízos, além de dispensarem mão de obra para o período; pois aliado a tudo isso, o direito constitucional de ir e vir ficará travado para muitos piranhenses moradores do Centro Histórico.

Justificativa


A nossa reportagem ouviu também o prefeito Tiago Freitas: “Como prefeito amigo do turismo, uma de minhas promessas de campanha foi resgatar o tradicional Carnaval do Sol e da Água em Piranhas, no Centro Histórico da cidade. Este é um anseio da população piranhense que passou 8 anos sem a realização deste evento. Nosso compromisso é abraçar o turista no nosso município, que frequenta e lota o Centro Histórico em feriados e alta temporada, e dar a oportunidade da população também desfrutar desse momento cultural” justificou.

Disse ainda: “Elaboramos um planejamento, onde temos atenção redobrada quanto à logística do evento em si, como também da força-tarefa que será montada para a questão do trânsito, limpeza urbana, credenciamento de mototaxistas e ambulantes, proporcionando conforto e segurança para todos. Faremos um evento belíssimo, muito bem organizado para os turistas e para toda a população piranhense, fomentando a economia e o turismo de toda a região”. Prefeito Tiago Freitas.