Interior

FPI fiscaliza venda de agrotóxicos sem receituários agronômicos em Delmiro Gouveia

Irregularidade foi verificada durante inspeção de notas fiscais e estoque de casa agropecuária

Por Ascom FPI do São Francisco 01/12/2022 15h15 - Atualizado em 01/12/2022 17h00
FPI fiscaliza venda de agrotóxicos sem receituários agronômicos em Delmiro Gouveia
FPI do São Francisco em Delmiro Gouveia - Foto: Ascom FPI do São Francisco

O decreto federal 4074/2002 estabelece que todo agrotóxico só pode ser comercializado mediante receituário agronômico. Foi por conta da ausência deste documento que um estabelecimento agropecuário de Delmiro Gouveia foi autuado durante inspeção da Equipe Produtos Perigosos e Ocupação Irregular, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco.

Na oportunidade, foi verificado nas análises do estoque e notas ficais que o estabelecimento havia comercializado agrotóxicos agrícolas sem a prescrição do receituário agropecuário, documento que só pode ser emitido por um agrônomo ou técnico agropecuário.

“A receita agronômica é importante porque ela garante que o agrotóxico será utilizado com segurança, sob a supervisão de um profissional. Além disso, é através deste documento que os órgãos fiscalizadores monitoram a comercialização evitando que o produto seja usado de forma indiscriminada”, explica o coordenador da Equipe Produtos Perigosos e Ocupação Irregular, Josean Leite.

O uso não orientado de agrotóxicos pode levar a contaminação da água e do solo provocando efeitos drásticos na flora e na fauna, afetando a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

OUTRAS IRREGULARIDADES

Além da infração de comercializar produtos perigosos sem atender a legislação o estabelecimento comercial também foi autuado por acondicionamento e manejo irregular de resíduos. Pois, durante a fiscalização foi observado que produtos perigosos estavam misturados com outros de menor potencial ofensivo.

Na ocasião, também foi constatado a ausência de emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos, documento que assegura que o estabelecimento acondiciona, trata e descarta os resíduos sólidos conforme determina a legislação ambiental.